UFRRJ participa de consórcio que ofertará especialização EaD em Geoprocessamento, Levantamento e Interpretação de Solos
4 de maio de 2022

A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, juntamente com a UFMG, UFRA e UFV, foram habilitadas no Edital CAPES/UAB 9/2022, fase 2, para articulação de cursos superiores na modalidade EaD no âmbito do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), através de seus polos UAB. Na UFRRJ, a iniciativa parte do Departamento de Solos (Instituto de Agronomia), com a participação dos professores Lúcia Anjos, Marcos Gervasio Pereira e Helena Pinheiro, e colaboração de docentes das universidades associadas.

O curso de especialização proposto, “Geoprocessamento, Levantamento e Interpretação de Solos”, será ofertado em sistema de consórcio e simultâneo pela UFRRJ, UFMG, UFRA e UFV. O projeto pedagógico do curso integra a proposta futura da Universidade Pronasolos e tem como objetivo geral a formação de agentes públicos e profissionais capacitados na identificação e reconhecimento de solos, elaboração de mapas pedológicos e interpretação deste recurso para fins agrícolas e ambientais.

“Este curso ‘piloto’ permitirá a formação contínua e simultânea de especialistas para atuar em levantamento de solos e suas interpretações. O curso será a base para a criação da Universidade PronaSolos, a única do mundo especializada em Ciência do Solo. O PronaSolos demandará mais de 500 especialistas, em todo o Brasil, para a execução dos projetos e o alcance das metas desse Programa Nacional de mapeamento dos solos do Brasil, em escala 1:100.000 ou mais detalhadas”, explica José Carlos Polidoro, pesquisador da Embrapa Solos.

Já Flavio Camargo, ex-diretor de avaliação dos programas de pós-graduação da CAPES, ex-aluno da UFRRJ e professor titular da UFRGS, destaca: “O curso e seus egressos serão o ponto de partida para consolidar a proposta da Universidade Pronasolos, com a formação de recursos humanos voltados para a aplicação e resolução das demandas estabelecidas no programa Pronasolos. Assim como foi no começo dos primeiros levantamentos e elaboração dos mapas de solos brasileiros, este momento também poderá ser um marco da renovação da ciência do solo brasileira, sendo muito oportuna a sua aprovação no ano em que celebramos os 75 anos da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (SBCS), que também congrega as Universidades do consórcio”.

UFRRJ participa de consórcio que ofertará especialização EaD em Geoprocessamento, Levantamento e Interpretação de Solos

UFRRJ participa de consórcio que ofertará especialização EaD em Geoprocessamento, Levantamento e Interpretação de Solos

Fonte: CCS/UFRRJ

Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: