Seropédica: Seminário Socialização e Escolarização em Contextos de Diferença Cultural
21 de junho de 2015

26 de Junho

UFRRJ – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

O Seminário Socialização e Escolarização em Contextos de Diferença Cultural será organizado pelo mestrado em Ciências Sociais da UFRRJ junto com o Núcleo Interdisciplinar de Estudos Migratórios. O evento vai oferecer aos professores de ensino básico da Baixada Fluminense e aos alunos de graduação e pós-graduação da UFRRJ a oportunidade para aprofundar conhecimentos sobre temas relativos à diversidade cultural, bem como sobre as questões relativas à socialização, inserção e recepção na escola daqueles que são portadores de uma cultura diferente da nacional, permitindo um debate multifacetado sobre o tema.

O seminário ocorre dia 26 de junho, no auditório do Instituto Multidisciplinar (IM), campus Nova Iguaçu, a partir de 8h30. Às 9h, inicia-se a palestra “Educação e interculturalidade: o eurocentrismo e resistência simbólica nas relações escolares” e, às 14h, ocorre a mesa redonda com o tema “Socialização, Educação e Escolarização nos Estudos Migratórios”.

Abertura solene – 8:30h

Palestra:
Educação e interculturalidade: o eurocentrismo e resistência simbólica nas relações escolares. – 9: 00h – Andrey Cordeiro Ferreira – CPDA/UFRRJ
Coordenação: Miriam Santos – PPGCS/UFRRJ
Debate: Emerson Guerra – DES/IM/UFRRJ

Mesa Redonda: Socialização, Educação e Escolarização nos Estudos Migratórios – 14h

* Reflexões sobre o acesso a educação para os refugiados e imigrantes congoleses no Rio de Janeiro e seus descendentes. Regina Petrus – UFRJ
* Gente nova no pedaço: os desafios da adaptação escolar. Bianka André – UENF
* Estudo Comparativo entre o Processo de Socialização de Filhos de Imigrantes Judeus em São Paulo (1934-1960) e de Filhos de Transnacionais Migrantes Brasileiros no Japão e no Brasil (2005-2006). Ethel V. Kosminsky – Queens College/City University of New York (CUNY)

Coordenação: Miriam Santos – PPGCS/UFRRJ
Debate: Joana Bahia – PPGHS/UERJ

universidade rural

 

Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: