A Secretaria de Ambiente e Agronegócios de Seropédica realizou fiscalização surpresa no dia 28/06 nos caminhões que transportam lixo de vários municípios do RJ para CTR Santa Rosa (Aterro Sanitário) de Seropédica.

O Prefeito Martinazzo solicitou a Secretaria de Ambiente que fizesse fiscalizações constantes no Centro de Tratamento de Resíduo (CTR) devido à centenas de reclamações que a Prefeitura de Seropédica tem recebido por causa do mal cheiro e o lixo que cai dos caminhões e fica espalhado pelas ruas.

O Secretário de Ambiente e Agronegócios, Ademar Quintela falou que Tem feito várias incursões no aterro sanitário Santa Rosa da empresa Ciclos -Serb- Hastec, e que o Prefeito Martinazzo tem solicitado que a secretaria de ambiente tenha como objetivo a preservação do ambiente municipal, com busca de sermos um município sustentável.

O Secretário Ademar Quintela falou que “no dia 03/06 ele e sua equipe fez fiscalização na CTR e deu dois autos de constatação a Ciclus ( depósito inadequado de óleo e presença de animais dentro do aterro), e no dia 17/06 deu mais 10 autos de constatação e 14 notificações em caminhões que transportam lixo domiciliar para o aterro, e hoje em 5 horas de fiscalização na estrada Santa Rosa em atividade de fiscalização da Secretaria de Ambiente e a  Secretaria de Ordem Pública , autuamos 20 caminhões , e notificamos  5 caminhões e ainda 10 reincidentes, que já foram autuados no dia 17/06  como crime ambiental lei federal 9605/98 artigo 02 e lei 428 art 89  código municipal de meio ambiente, e pedimos o retorno ao local de origem para garantir a estanqueidade da caçamba , limpeza de para-lamas e laterais( da área externa caçamba), trocar as lonas rasgadas , e colocar o coletor de chorume ou borracha coletora”.

Indignado o Secretário disse “que o pior ainda estava por vir quando paramos um caminhão proveniente da prefeitura do Rio  De Janeiro da estação de transbordo do Caju que estava arrastando desde lá pelas estradas lixo infectante( escalp equipo com agulha material Hospitalar)  a CTR Santa Rosa e nem a estação de Transbordo do Caju do município do Rio de Janeiro estão licenciadas para receber lixo infectante, porem  Infelizmente a Ciclos e as empresas autuadas (  Vantroba ,CS Brasil , Astral Car, todas contratadas pela Comlurb RJ   ) não retornaram a origem porque a Ciclos entende que não é obrigação dela fiscalizar os caminhões”.

Por ordem do Prefeito Martinazzo além de gerarmos multas e termos de adequação ambiental nossa procuradoria irá denunciar ao Ministério Público as empresas Ciclos e Comlurb para que possamos preservar o ambiente municipal.

Segundo o Secretário Ademar Quintela “as nossas Secretarias irão fazer fiscalizações continuas para debelarmos este despejar de lixo nas ruas de nosso município por outros municípios vizinho. “A legislação ambiental é rígida quanto aos danos ambientais, a lei 9605/ 98 de crimes ambientais passa a responsabilidade do crime para a pessoa física e principalmente quando autuada ou notificada não tomarem nenhuma providencia, o crime não caduca, e o criminoso pode pagar de imediato sua sentença ou até 25 anos depois, por isto os donos das empresas, os diretores e os contratantes irão ser penalizados pelos danos. Agora nem só o Aquífero Piranema está com possibilidade de ser poluído, mais tudo que estiver sobre o trajeto destes caminhões assim como a vida das pessoas porque estão transportando de qualquer forma e até sendo arrastado lixo infectante da estação do Caju RJ pela avenida Brasil até Seropédica, simplesmente um absurdo”, finaliza.

O Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável, Wilson Beserra falou “que o governo tem trabalhado muito para que o município tenha ordem, e Seropédica é um município com desenvolvimento Sustentável e vão exigir de todas as empresas e deste empreendimento que sigam a conduta da legislação ambiental”.

A CTR – Santa Rosa que foi a 2 anos atrás enaltecida pelo Governo do Município Rio de Janeiro está poluído toda a região não só pelo ar (Cheiro Horrível) mais também todas as estradas dos municípios. Nota do Site Seropédica online

 

 

 

Faça o seu comentário