Se você conserva os ovos na geladeira, vai se surpreender quando souber disto!

Quando você compra ovos de galinha, onde os guarda? Há quem prefira colocá-los na geladeira, mas também há quem acredite que a temperatura ambiente é melhor.Esse assunto sempre gera polêmicas.

Para discutir o tema de forma mais aprofundada, o jornal britânico Daily Mail patrocinou uma pesquisa cientifica em busca da resposta: onde guardar os ovos?

Qual o resultado da pesquisa? Você vai saber. Mas antes vamos mostrar os argumentos dos dois lados.

Quem guarda na geladeira costuma organizá-los num compartimento do aparelho específico para isso, não é verdade?

E segundo o o British Egg Information Service, instituto de pesquisa especializado no assunto, esse é o lugar mais seguro para preservar os alimentos.

Quem reforça essa ideia são dois profissionais da Bristol University’s School of Veterinary Science, os doutores Rosamund Baird e Janet Corry.

Segundos eles, se os ovos já estiverem contaminados com a bactéria da salmonela, por exemplo, e forem deixados do lado de fora da geladeira, certamente as bactérias vão se multiplicar.

Pior é que, mesmo sabendo disso, nós não podemos detectar a contaminação, pois não há mudança de cor, cheiro ou até mesmo na consistência dos ovos.

Tem mais pesquisador a favor da refrigeração: os cientistas americanos da Mayo Clinic recomendam jogar fora os ovos que ficam fora da geladeira por mais de duas horas.

O outro lado

Os que conservam os ovos na temperatura ambiente acham o conselho um completo absurdo.

E ainda chegam a afirmar que ovos na geladeira perdem o sabor e estragam as melhores receitas.

Tim Hayward, apresentador de um programa de rádio na BBC, afirma que um ovo fresco dura sem problema algum pelo menos uma semana em temperatura ambiente.

O British Egg Informatin Service contesta essa tese nos lembrando de uma informação importante: os ovos precisam estar numa temperatura constante de 20º C – e é exatamente assim que ficam na maioria dos supermercados, graças ao sistema de ar-condicionado.

E qual foi o resultado do teste patrocinado pelo Daily Mail?

O teste foi feito com dois mil ovos, que foram submetidos a temperaturas diferentes, durante um mês,  para ver até onde eles mantinham a qualidade.

Um lote ficou em temperatura ambiente.

O outro numa geladeira comum, a uma temperatura de 6º C.

Os pesquisadores investigaram a presença de bactérias, como E.coli, Staphylococcus aureus, salmonela, listeria e muitas outras.

O resultado é incrível: não houve diferença entre o lote da geladeira e o da temperatura ambiente.

Ambos se mantiveram livres de bactérias.

A palavra final foi do diretor da FoodTest, que realizou o experimento: “Não existe vantagem alguma em manter os ovos refrigerados”.

Mas atenção: a pesquisa foi feita em um país de clima mais ameno.

Será que em regiões tropicais, como o Brasil, o resultado seria o mesmo?

Este é um site de notícias. Ele não substitui um especialista. Consulte sempre seu médico.

The following two tabs change content below.

Luiz Calderini

Edição de matérias sobre Seropédica e atualidades.

Latest posts by Luiz Calderini (see all)

Comentários