Se usa essas 5 frases com seus filhos, a relação de vocês está em risco
7 de maio de 2023

Frases que os pais nunca devem dizer aos filhos são aquelas que podem abalar a autoestima das crianças. Veja como substituir algumas.

A criação dos filhos envolve inúmeras dificuldades. Os pais e as crianças aprendem juntos, em um ciclo marcado por erros e acertos. Entre os desafios, está a dificuldade que muitos têm de manter uma boa comunicação e compreensão sobre o comportamento dos filhos. Veja quais são as cinco frases que os pais nunca devem dizer a eles!

É preciso que pais e filhos se dediquem a fortalecer sempre mais a relação deles, de maneira a ampliar o entendimento de todos os lados envolvidos, assim como o respeito e a compreensão. Não existe fórmula de sucesso para a criação, ainda mais se considerarmos que cada criança é única e apresenta suas particularidades.

5 frases que os pais nunca devem dizer

Os responsáveis precisam partir do fato de que a educação é mesmo desafiadora, contudo há alguns cuidados que podem ajudar no processo em diferentes fases da vida. É essencial que todos estejam abertos a ouvir e aprender.

Além disso, as crianças têm uma idade mental diferente da dos adultos. Talvez os pais não percebam, mas cinco frases nunca devem ser ditas aos filhos. De inofensivas, elas não têm nada.

Tais sentenças podem deixar grandes traumas emocionais para trás, que podem afetar a vida dos filhos em vários momentos da vida deles. Por isso, é importante que os pais fiquem atentos e evitem algumas frases. São elas:

1. “Você está de mau humor de novo. Você sempre está de mau humor.”
2. “Por que você sempre fica chateado quando isso acontece?”
3. “Você realmente precisava fazer isso [comportamento negativo] de novo?”
4. “Isso é ridículo!”
5. “Você está exagerando.”

As orientações são da psicóloga infantil Tovah Klein, autora do livro “How Toddlers Thrive”. Segundo a especialista no assunto, as cinco sentenças acima podem afetar e muito a autoestima das crianças.

Os filhos, assim como qualquer pessoa, precisam se sentir amados e apoiados. Esta é uma das formas de fortalecer a autoestima. A psicóloga aponta algumas frases que podem ser usadas para mostrar que os responsáveis compreendem os filhos, mas que algumas coisas precisam ser feitas, mesmo que eles se sintam contrariados.

Por exemplo:

1. “Você não quer fazer isso agora, eu entendo, mas, sim, nós temos que ir.”
2. “Se isso é difícil, eu vou te ajudar.”
3. “Eu gostaria que pudéssemos fazer isso.”
4. “Você quer ir lá fora? Eu entendo. Infelizmente, não podemos agora.”

Fonte: Edital Concursos Brasil

Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: