Saúde em Seropédica: Prevenção ao Câncer de Mama é tema da Palestra de abertura da campanha “Outubro Rosa”
7 de outubro de 2021
Os cuidados de prevenção em Saúde são essenciais a homens e mulheres, porém, dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) afirmam que o câncer de mama ocupa a primeira posição no que se refere à morte de mulheres por câncer no Brasil, sendo o maior número de casos e de mortes, constatado nas regiões Sul e Sudeste (aonde estão localizados o Estado do Rio de Janeiro e a cidade de Seropédica).
 
Engajada com as causas de Saúde a nível mundial, a Prefeitura de Seropédica, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (SMSDC), realizou nessa quinta-feira (07) a abertura da ‘Campanha Outubro Rosa’ com uma palestra de tema – ‘Prevenção ao Câncer de Mama’ –, ministrada pela Médica Ginecologista Dra.° Andréia Zanetti, que destacou o fato de que o câncer de mama também afeta aos homens.
 

O Evento foi Coordenado pela Diretora da Vigilância em Saúde, Carla Aparecida, que falou sobre a importância deste evento, que ajuda a esclarecer duvidas sobre o Câncer de Mama. 

A palestra aconteceu na sede da SMSDC e foi aberta pelo Secretário Municipal de Saúde e Defesa Civil – Dr.° René Vigne –, que ressaltou a importância da prevenção. A Subsecretária de Sistemas e Serviços de Saúde, Jeany Oliveira, também participou do evento. A instrução falou sobre os sinais que podem indicar a existência de um câncer de mama, como a retração da mama, o tom avermelhado da pele nas proximidades das mamas, a existência de nódulos (inchaços) e a retração dos mamilos. A palestrante também explicou fatores que podem influenciar na formação do câncer de mama, como idade, tabagismo e hereditariedade, entre outras características. O evento contou com as presenças da Vice-prefeita de Seropédica – Vandrea Furquim –, e da Primeira-dama do Município – Isabel Ribeiro –, além dos Vereadores Huguinho, Luciana Alves e Rose Alves, e dos Secretários Municipais; Fabio Mofati (Governo), Edilaine Graciano (Suprimentos), Flávia Constantino (Ambiente e Agronegócios) e Alexandre Rafael (Comunicação, Turismo e Eventos).
 
“Campanhas como o ‘Outubro Rosa’ são muito importantes para compartilharmos informações com as mulheres! Temos nossa equipe de Saúde para levar informações à população e mostrar o quanto é importante para nós, mulheres, fazermos o autoexame. Infelizmente, a mortalidade pelo câncer de mama ainda é muito alta, por isso ações como essa são muito importantes. Agradeço à Dra.° Andréia por estar aqui e parabenizo a todos os envolvidos”, declarou a Vice-prefeita – Vandrea Furquim.
 
PARCERIA ENTRE SAÚDE E CULTURA DESENVOLVE INFORMAÇÃO E ENTRETENIMENTO
 
Unindo informação e entretenimento, a SMSDC promoveu o evento em parceria com a Subsecretaria de Cultura da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (SMES), que levou atrações musicais ao evento sendo representada pela equipe da Subsecretária Monica Figueiredo, que também marcou presença.
 
O movimento internacional para a detecção precoce do câncer de mama, conhecido como ‘Outubro Rosa’, foi criado na década de 1990, quando a Fundação ‘Susan G. Komen for The Cure’ lançou o símbolo da prevenção ao câncer de mama – o laço cor-de-rosa –, que foi distribuído em Nova York, nos Estados Unidos, aos participantes da primeira ‘Corrida pela Cura’, que acontece anualmente desde então. O ‘Outubro Rosa’ é celebrado no Brasil e no Mundo com o objetivo de divulgar informações de conscientização sobre o câncer de mama, visando contribuir para a redução do número de casos e de mortes por este tipo de câncer.
 
“Além de investir na infraestrutura, informar a população também faz parte de uma boa gestão em Saúde, por isso, durante o ‘Outubro Rosa’ estaremos investindo na conscientização da população, sobretudo das mulheres, sobre as formas de prevenção e detecção do câncer de mama, destacando a importância do autoexame para a descoberta antecipada da doença, o que garante maior eficácia no tratamento, caso seja detectada a doença”, explicou o Prefeito de Seropédica – Professor Lucas.
 
Texto: Hudson Glória
Fotos Vídeo: Seropédica Online
 

 
Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: