Programação cultural do Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos
19 de outubro de 2017

Programação cultural do Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos está a todo vapor em outubro
Confira a agenda do espaço educativo e cultural da Light para os próximos dias 21, 28 e 29

Festival Mulheres de São João Marcos
Exposição, bate-papo com empreendedoras e documentário fazem parte da programação

No próximo sábado, dia 21 de outubro, será remontada a exposição ‘Mulheres de São João Marcos’, que destaca em textos e fotos o papel da mulher na história do Vale do Paraíba Fluminense. Na programação do evento, que vai das 10h às 13h, será exibido o documentário homônimo, produzido pelo Parque em 2011, com depoimentos de antigas moradoras da cidade. Para completar, as empreendedoras de Rio Claro Tina Leone, administradora do Quiosque São João Marcos; Ester de Matos, sócia-proprietária do mercado Bom Retiro e do restaurante Japa’s House, e ainda Maria Ilisvani Feitosa de Souza, dona da Pizzaria Nuclear, participarão de uma roda de debates contando suas trajetórias como empresárias, seus principais desafios e conquistas no âmbito profissional.

Folias da Matriz
Preservando nossas manifestações folclóricas

No sábado seguinte, 28 de outubro, a partir das 10h, haverá apresentação das folias João Alves e 3 Reis do Oriente. A brincadeira do palhaço, parte das atividades realizadas por uma Folia de Reis, será homenageada no concurso ‘Palhaços Mirins’, com premiação para os três primeiros colocados entre os alunos de uma escola pública da região. 

Gincana Literária São João Marcos
Brincadeira educativa sobre personagem ilustre da antiga cidade encerra o Mês das Crianças

Para fechar o Mês das Crianças, teremos em 29 de outubro (domingo) a Gincana Literária São João Marcos. Nesse dia especial, será exibido o documentário ‘Fagundes Varela – O Poeta de Rio Claro’ para crianças dos bairros Alambari e Morro do Estado, em Rio Claro (RJ). Na sequência, promoveremos um jogo de perguntas e respostas, além de uma batalha de rimas sobre esse filho ilustre da cidade de São João Marcos. As atividades serão coordenadas pelo animador Ivan Portugal e haverá distribuição de prêmios!

Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos

Inaugurado em 2011, o Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos é um espaço educativo e cultural da Light mantido com o patrocínio da empresa e da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro. Idealizado pelo Instituto Light, que coordena a gestão executada pelo Instituto Cultural Cidade Viva (ICCV), o Parque combina em um só lugar o resgate da memória da antiga cidade de São João Marcos (Rio Claro – RJ), a natureza exuberante da Mata Atlântica, cultura e um programa educativo estruturado.

Visite o Parque, a entrada é gratuita!

Aberto de quarta a sexta-feira, das 10h às 16h. Sábado e domingo, das 9h às 17h

Endereço: Estrada RJ 149 (Rio Claro – Mangaratiba) Km 20 – Rio Claro – RJ

Telefone: (21) 2233-3690

E-mail: contato@saojoaomarcos.com.br

Conecte-se

Facebook: www.facebook.com/ParqueSaoJoaoMarcos

Site: www.saojoaomarcos.com.br