PREFEITURA DE SEROPÉDICA REALIZA AÇÃO AMBIENTAL EM ESCOLAS MUNICIPAIS
23 de novembro de 2015

preocupação com a ecologia e o meio ambiente motivou a Prefeitura de Seropédica, através da Secretaria Municipal de Ambiente e Agronegócios (SEMAMA) a desenvolver um projeto de educação ambiental que vem sendo realizado, desde o inicio do ano, em diversas escolas da rede municipal de educação. Na semana passada, a Escola Municipal Maria Archanja, localizada no Bairro Boa Fé foi contemplada com as atividades. O processo educativo visa orientar os alunos sobre a realidade em que vivem, incentivando-os a promover melhorias no seu contexto socioambiental.

Acreditando que a prática da educação ambiental desenvolve novos valores em relação à forma como vemos, sentimos e vivemos, a equipe da SEMAMA exibiu ofilme “Curtas sobre o meio ambiente”, que mostra como as pessoas se relacionam com o meio ambiente, aborda o descarte de resíduos, falta de cuidado com as árvores e também para com os animais. “O filme discute de forma lúdica os problemas decorrentes desta falta de cuidado com o meio ambiente e o fato do homem sentir-se superior na natureza, mostrando que somos todos iguais e que os animais têm direito à vida assim como os humanos”, disse Ademar Quintella, secretário de Ambiente e Agronegócios.

A ação contou com realização de palestras e demonstrações sobre o que podemos e devemos fazer para contribuir na resolução de problemas atuais e na prevenção de problemas futuros. O bate-papo com a criançada abordou diversos temas, promovendo a construção do conhecimento de forma interativa e lúdica, com reflexões e debates. “Buscamos debater assuntos atuais, tais como os acidentes ambientais recentes e a problemática da água no Brasil”, relatou o secretário.

Após a palestra, as crianças participaram de uma “oficina de reciclagem”, onde cerca de 100 garrafas PET foram utilizadas na construção de jardineiras, as quais os alunos levaram para casa, com o objetivo de multiplicar a idéia na sua família. De acordo com a técnica da SEMAMA Fabiana Silva, também foram utilizadas aproximadamente 80 embalagens TETRA PAK na confecção de porta lápis. “Os alunos ainda participaram de uma oficina de plantio de árvores de reflorestamento, onde aprenderam a germinar sementes de ipê amarelo (árvore símbolo do Brasil), e confeccionaram mudas para serem plantadas posteriormente no entorno da escola”, explicou Fabiana.

A diretora da escola, Rose Mary Nunes dos Santos, enalteceu a iniciativa. “O projeto é maravilhoso porque veio ao encontro das nossas expectativas e do trabalho já desenvolvido nesta unidade escolar. Eles já estão bastante familiarizados com o processo da reciclagem. Trabalhamos com pneus, garrafas pet e outros itens. Aos poucos estamos conseguindo mudar a realidade deste lugar e este trabalho só vem engrandecer a proposta pedagógica e social da escola”, relatou a diretora.

De acordo com Ademar Quintella, estas ações de sensibilização estão sendo realizadas também nas unidades da Melhor Idade de Seropédica e serão intensificadas nas escolas, especialmente na educação infantil.

educando as crianças educação ambiental

Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: