PREFEITURA DE SEROPÉDICA COMBATE O SEDENTARISMO NA TERCEIRA IDADE
26 de agosto de 2015

Lutar contra o sedentarismo na terceira idade. Esse é o objetivo da Prefeitura de Seropédica através dos núcleos de convivência da 3ª idade administrados pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH).

A secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Neuza Cezário, acredita que essas atividades são importantes para o bem estar dos idosos. “É gratificante ver os idosos do nosso município dizendo não ao sedentarismo. As atividades nos núcleos, além de ajudarem do ponto de vista da saúde, geram benefício à vida social, pois eles interagem com outras pessoas, se tornando mais alegres e sociáveis”, frisou a secretária.

No total a SMASDH conta com 5 núcleos em diferentes bairros, que juntos possuem 827 idosos cadastrados, as localidades atendidas pelos núcleos são Campo Lindo (km 42); Centro (km 50); Vera Cruz; Canto do Rio e Jardim Maracanã. Os idosos são contemplados com atividades de lazer, esportes, cultura, entretenimento e saúde, são acompanhados por uma enfermeira encarregada de aferir pressão arterial e nível de glicose, além de contarem com o acompanhamento de Fisioterapeutas. 

Os nossos idosos sempre participam de todas as atividades com muita empolgação. Temos, por exemplo, o Coral da Terceira Idade, coordenado pelo Maestro João Marcelo, que se apresenta em diversos eventos na cidade”, disse Lindaura Carvalho, coordenadora dos Núcleos da Terceira Idade.

Em meio às atividades oferecidas aos idosos pela Prefeitura de Seropédica destacam-se: ginástica, dança de salão, caminhada orientada, tai chi chuan, passeios recreativos, fisioterapia, apoio psicológico, apoio de saúde, coral, danças folclóricas, participação no desfile cívico municipal, além de festas comemorativas bimestrais. As atividades são realizadas de segunda à sexta-feira nos próprios núcleos, exceto as caminhadas, que acontecem nas ciclovias do município ou no interior da Flona (Floresta Nacional Mário Xavier).

 

Gostamos muito das atividades, evitam que fiquemos parados dentro de casa e nos auxiliam em relação às questões de saúde. Os idosos também merecem se divertir, e os núcleos nos proporcionam essa diversão, além de outros benefícios”, disse a Miss 3ª Idade Conceição de Sá, de 84 anos, eleita este ano.

terceira idade

Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: