Marchas pelo meio ambiente estão previstas em mais de 800 cidades
8 de setembro de 2018

Principal reivindicação é investimento em energias limpas para evitar mudanças climáticas; protestos ocorrerão no final de semana, dias antes da Cúpula Global

Milhares de pessoas, de mais de 90 países, devem participar de manifestações neste final de semana para protestar contra o fracasso dos políticos em lidar com a crise ambiental global. Ao todo, estão previstos mais de 800 eventos intitulados “Una-se pelo clima” ao redor do mundo — 19 deles no Brasil —, todos organizados pelo grupo que encabeça a campanha 350.org.

Nick Bryer, um dos organizadores, conta que haverá desde marchas tradicionais até teatros de rua. Em alguns lugares, serão realizados minifestivais. Todos com o objetivo de evidenciar a frustração da população frente à falta de ação política na área ambiental.

— Os políticos continuam protegendo os interesses das empresas de combustíveis fósseis em detrimento dos interesses das pessoas, apesar das crescentes evidências da devastação que essas empresas e esse sistema estão causando ao planeta — disse ele ao jornal britânico “Guardian”.

Uma mulher protesta com veemência em frente a um edifício da ONU, em Bangkok, nesta sexta-feira, dia 7 – JEWEL SAMAD / AFP

Em alguns lugares, como Bangkok e Nova York, as marchas já começaram nesta sexta-feira mesmo.

Os protestos acontecem poucos dias antes da Cúpula Global de Ação Climática, que será realizada de 12 a 14 de setembro, em San Francisco, nos Estados Unidos. No evento multilateral, políticos, empresários e líderes de cidades de todo o mundo se reunirão para discutir a crise climática.

Espera-se que seja o encontro, também, uma plataforma de lançamento de compromissos mundiais para que as metas definidas no histórico Acordo de Paris sejam alcançadas de maneira mais palpável. O slogan dessa nova Cúpula do Clima, anunciada para semana que vem, é “Levar a ambição para um novo nível”.

OBJETIVO DE PRESSIONAR CÚPULA DO CLIMA

De acordo com um comunicado do grupo 350.org, as mobilizações pretendem influenciar a Cúpula “desafiando os governos a acelerarem o processo de transição justa e equitativa rumo a uma economia com 100% de energia renovável, livre e acessível para todos”.

— Queremos um cenário diferente, que coloque as pessoas e um futuro sustentável à frente dos interesses das grandes corporações — ressaltou Nick Bryer ao “Guardian”.

MOBILIZAÇÃO PREVISTA EM IPANEMA
 

No Brasil, haverá mobilização em cidades como Rio, Peruíbe (SP), Fortaleza, Florianópolis e Porto Alegre.

No Rio, a manifestação está prevista para começar às 16h20 de sábado, na Praça General Osório, em Ipanema. No estado de São Paulo, ela deve ocorrer às 19h30, na Praça Praça Monsenhor Lino dos Passos, na cidade de Peruíbe.

Um dos maiores protestos é esperado em Paris, onde são esperadas até 100 mil pessoas, de acordo com os organizadores. Também é previsto que eventos em muitas outras cidades europeias, como Copenhague, Bruxelas e Lisboa, atraiam dezenas de milhares de manifestantes.