FERIADÃO, QUE TAL VISITAR UMA CIDADE VIZINHA ? VISITE PIRAÍ
3 de junho de 2015

Atualidade e História:

O município de Piraí vem passando por grandes transformações nos últimos anos. Aliando a tradição com a tecnologia, o “pequeno gigante” se transformou na referência nacional em várias área importantes como: saúde, educação e tecnologia.

Com localização geográfica privilegiada o município atrai a cada dia uma série de novos investimentos e empresas, dispostas a se instalarem na localidade devido ao fácil acesso aos três maiores PIBS do País (São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte).

Além de todo charme e história, Piraí se destaca pelo projeto Piraí Digital, que foi uma verdadeira revolução no acesso a internet, que chega de forma gratuita e com qualidade para mais pessoas a cada dia, garantindo o acesso a informação e as mais diversas ferramentas disponíveis  para tornar o dia a dia de cada cidadão melhor.

Patrimônio Histórico:

O prédio da Prefeitura de Piraí é um dos patrimônios históricos do município. Inicialmente,  funcionou como “Casa da Câmara, júri e cadeia”, conforme relato datado de 24 de março de 1837, quando foi assinado, pela “comissão de cidadãos”, o termo de obrigação de “construir e mobiliar” o prédio, com dois anos de prazo para a conclusão das obras. A comissão era formada por José Gonçalves de Moraes (Barão do Piraí), Carlos de Souza Pinto de Magalhães (ajudante de obras), Comendador Silvino José da Costa, José Luiz Gomes (Barão de Mambucaba), Joaquim Gomes de Souza Chazeiro, Major Raymundo de Souza Breves, Felisberto Ribeiro Franco, Manoel Gonçalves Vallim, José da Conceição, Antonio José de Barros Vianna, Manoel Gonçalves Pereira, Manoel José de Barros Vianna e Domingos Pereira dos Santos.

Três dias depois, com o objetivo de angariar fundos para a obra e a mobília, foi constituída nova comissão, formada pelo Barão do Piraí, Felisberto Ribeiro Franco, Manoel José de Barros Vianna, Major Raymundo de Souza Breves e o Comendador Silvino José da Costa. O terreno onde seria erguido o prédio foi doado pelo Comendador Antonio Estevão de Magalhães Pusso. O Paço Municipal, como era chamado, foi inaugurado em 1842. No primeiro pavimento ficava a cadeia e o destacamento de polícia. Havia também sala da secretaria e das testemunhas, sala das audiências, salão da Câmara Municipal da Vila do Piraí e galeria. O jardim municipal onde ficava o prédio era todo cercado de gradil de ferro, retirado e vendido em 1928.

Em 1916, o presidente da Câmara Municipal, Domingos Mariano Barcellos de Almeida, informou ao Governo do Estado que não havia mais condições de abrigar, no mesmo prédio, a cadeia e o quartel da polícia, que passaram, por volta de 1920, para novo prédio, na Rua Comendador Sá.

Eventos:

Gastronomia:

VISITE PIRAÍ !

Confira as Imagens:

Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: