Estagiário do Comitê Guandu-RJ vai participar da Semana Mundial da Água, na Suécia
23 de agosto de 2019

O estagiário da área de Recursos Hídricos do Comitê Guandu-RJ, Erleyvaldo Bispo, viaja nesta sexta-feira (23) para a Suécia onde vai participar da Semana Mundial da Água. O evento tem a organização da Stockholm International Water Institute (SIWI) e tem como objetivo reunir especialistas, estudantes, atores de sistemas pelo mundo, organizações públicas e privadas, ONGs, tomadores de decisão e outros representantes para discutir o tema “Água para a sociedade: incluindo todos”. A Semana Mundial da Água começa no domingo (25) e é o ponto focal anual para questões globais sobre recursos hídricos.

Erley Bispo tem 22 anos, é natural de Lagarto em Sergipe e sempre estudou em escolas públicas. Hoje é estudante do 8º período do curso de Engenharia Florestal na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e estagiário de recursos hídricos da AGEVAP, atendendo ao Comitê Guandu-RJ. Ele participou de um edital de chamamento público que visava engajar a juventude neste evento, onde foi selecionado como um dos jovens profissionais do mundo, tendo sua ida financiada pela organizadora: “estou bastante animado por estar representando a juventude latino-americana neste evento. Este será o segundo evento internacional sobre água que estarei indo, participei do 8° Fórum Mundial da Água que me deu um grande suporte e com toda certeza a Semana Mundial da Água também será um marco profissional e pessoal. Espero contribuir e trarei o máximo de informações e métodos que poderiam ser aplicadas no país, posteriormente pretendo compartilhar com o máximo de jovens”, explicou Erley Bispo.

Durante o evento, a UN-Water, braço da ONU que trata dos recursos hídricos, vai organizar espaços para esses jovens.  Na quarta-feira, dia 28, Erley participará de uma sessão com especialistas da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) e da Agência Sueca de Cooperação para o Desenvolvimento Internacional (SIDA) para conhecer sobre as atividades executadas pelas organizações. No mesmo dia, estará ao vivo para todo o mundo pelo facebook da UN-Water (https://www.facebook.com/UnitedNationsWater/) entrevistando duas especialistas da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre água e saneamento que ocorrerá às 10h no Brasil (28/08, quinta-feira).

A Semana Mundial da Água acontece de domingo à sexta, em Estocolmo na Suécia, e vai reunir pessoas de todo mundo numa extensa programação que tratará de assuntos como risco hídrico, cidades inclusivas e sustentáveis, conflitos pela água, saneamento, educação ambiental e saúde. Mais informações na página oficial do evento www.worldwaterweek.org.