Espetáculo Teatral Bumba Meu Mito em Seropédica
1 de março de 2021

Parceria é resultado do edital Retomada Cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa  do Rio de Janeiro (SECECRJ)

O Espaço Cultural Casarão receberá, no próximo domingo, 7 de março, às 18h, o espetáculo teatral Bumba Meu Mito, produzido pela companhia de teatro Destroiados. A peça é uma das vendedoras do edital Retomada Cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (SECECRJ). A apresentação será seguida por uma roda de conversa.

BUMBA MEU MITO é a saga da grávida Catirina e seu valente Chico. Tomada pelo desejo de consumir a língua do boi de estimação do fazendeiro, Catirina obriga o esposo a roubá-lo. A morte do animal leva o casal ao desafio de ressuscitá-lo e, para isso, contam com o auxílio e chocalhos do Pajé.

Da antiguidade grega clássica, a história parte do Labirinto de Knossos na Ilha de Creta e vem atravessando o tempo até que alcance a transformação do Minotauro no tradicional Boi, do Boi Bumbá brasileiro.

Para isso, as composições plástica e sonora do espetáculo incorporam elementos da cultura clássica, como as máscaras teatrais que compõem o coro grego, da cultura popular representada por chitas e bandeirolas, além do próprio corpo do boi, que situa o tempo e o espaço da cena. Além disso, tambores, chocalhos, pandeiro, violão e rabeca vão dando a cor musical de toda a representação.

O espetáculo foi contemplado pelo edital Retomada Cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro e tem como um dos objetivos o intercâmbio entre os artistas. Em Seropédica, o escolhido foi o Espaço Cultural Casarão que, desde 2018, desenvolve projetos que potencializam a arte, saúde e o bem-estar. – O Casarão é um espaço cultural localizado na cidade de Seropédica, fundado em 2018.

Diante do desafio de contribuir com a retomada do cenário cultural, serão disponibilizadas 30 senhas para o público com o objetivo de garantir o distanciamento social de dois metros na plateia. Além disso, o espaço será equipado com totens de álcool 70% e serão distribuídas máscaras para membros da plateia que não tiverem esse equipamento de segurança.

DESTROAIDOS

Destroiados é composto por artistas e profissionais da Educação da Secretaria de Educação de Mesquita, onde tem realizado intenso trabalho de formação de público nas escolas do município. 

BUMBA MEU MITO estreou em agosto de 2017, no Centro Cultural Mister Watkins, em Mesquita, e circulou por praças públicas da baixada fluminense no segundo semestre daquele ano. Em 2018, a peça foi apresentada no SESC Barra Mansa. Em 2019, integrou as atividades do Museu Janete Costa, em Niterói, e participou do projeto Viradão Cultural Suburbano, com apresentações na praça do Engenhão e no Centro de Tradições Nordestinas de São Cristóvão. Em fevereiro de 2020, integrou o projeto Vitrine UERJ, no Teatro Noel Rosa.

Elenco:

Cecília Terrana, Renata Andrade, Macedo Griot, Paula Almeida, Marlon Vares, Rodrigo Araújo, Rogério Magalhães.

Equipe do Espetáculo:

Direção: Rogério Magalhães

Dramaturgia: Rogério Magalhães

Figurino: Rogério Magalhães

Trilha Sonora: Macedo Griot e Rodrigo Araújo

Maquiagem: Juliana Caldeira

Serviço:

Bumba meu Mito (apresentação seguida de roda de conversa)

Dia: 7 de março, 18h

Espaço Cultural Casarão | Rua Edson Nascimento dos Santos, 45 – Boa Esperança, 

Capacidade: 30 lugares (com agendamento prévio)

Duração: 60 minutos

Classificação: Livre

Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: