Equoterapia gratuita para crianças especiais de Seropédica
28 de março de 2016

Sera realizado no dia 5 de abril, terça-feira, de 8:30 as 11:00 horas, o II Encontro de Pratica Equoterápica na Semana de Conscientização Internacional de Autismo, no Caic Paulo Dacorso Filho, para crianças portadoras de necessidades especiais. O evento estará sendo realizado pelo Centro Interdisciplinar de Equoterapia da UFRRJ.

Sem precisar de qualquer pesquisa científica, é fácil apontar alguns dos inúmeros benefícios de ter um animal de estimação ou mesmo estar próximo deles. Vale dizer que é preciso gostar de animais. No entanto, o que poucos sabem, é que os bichos também podem ser protagonistas de terapias de reabilitação de pessoas com deficiência. Instituições e profissionais que trabalham com este tipo de terapia relatam excelentes resultados. Uma das terapias que fazem uso de animais é a equoterapia, que como o próprio nome diz, trabalha com cavalos. Ela une as técnicas de equitação e atividades equestres com a finalidade de reabilitar e educar as pessoas com deficiência. Os principais ganhos são os motores e os psicológicos.

O professor José Ricardo da Silva Ramos da Equoterapia da UFRRJ disse: ” A proposta deste trabalho parte do princípio de que a equoterapia pode ser utilizada no tratamento de crianças com deficiências físicas e mentais, podendo ser utilizada tanto de forma complementar como no tratamento isolado. A equoterapia é uma forma de tratamento que desperta curiosidade nas pessoas por usar o cavalo como recurso na reabilitação de pessoas com deficiências. O objetivo deste trabalho é mostrar os benefícios deste recurso no tratamento fisioterapêutico em crianças portadoras da síndrome de Down e Autismo, além de divulgar a utilização da equoterapia como um método não convencional aumentando as opções para melhoria da qualidade de vida dessas crianças” destaca.

No evento sera realizado varias brincadeiras com as crianças, sendo distribuído suco e bolo para os presentes. Os organizadores do evento pedem que todos venham vestido de camisa azul.

2f1d18f0-2147-4ba9-b83c-200cb16b4b60

equoterapia3

Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: