Manter uma boa saúde bucal é essencial para prevenir uma série de doenças que envolvem o funcionamento de todo o corpo. Quer saber quais são e como preveni-las? Leia este conteúdo!

A saúde bucal do ser humano não tem ligação apenas com os dentes brancos e um hálito agradável, na realidade manter a higiene nessa área tem uma série de benefícios à sua saúde física e até mental.

Para isso existe a odontologia sistêmica. Essa técnica estuda a saúde bucal de uma forma mais ampla e busca entender melhor todo o funcionamento do corpo humano e quais são os reflexos da parte bucal no organismo do indivíduo.

Por isso, a odontologia não serve apenas para a prevenção e correção de complicações bucais, mas também propões a avaliação da saúde do ser humano de forma mais detalhada e analítica.

Por conta da boca ser a porta de entrada de alimentos, é uma parte do corpo que acaba acumulando muitas bactérias com facilidade. Mas quais doenças podem ser agravadas a partir disso e como prevenir? Continue a leitura e descubra

A importância da saúde bucal para o corpo

Como citado de forma rápida no começo deste conteúdo, uma boa ou má saúde bucal impacta em todo o corpo de um indivíduo, mas o que isso quer dizer na prática?

Antes de qualquer coisa, é fundamental frisar que visitas regulares ao dentista são fundamentais a fim de prevenir e corrigir doenças bucais, ou seja, devem ser realizadas em todos os momentos da vida.

Em caso de procedimentos corretivos, a já mencionada odontologia sistêmica é regulamentada pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO) e adere tratamentos e procedimentos aliados a acupuntura, fitoterapia, terapia floral laseterapia e até homeopatia.

Na prática é mais ou menos assim: 

Um paciente pode ter problemas bucais como aftas, dor de dente, manchas na gengiva e língua por estar com alguma complicação relacionada ao intestino. Assim, a odontologia sistêmica visa um tratamento multidisciplinar.

A relação de doenças com a saúde bucal

São muitas doenças que possuem ligação com a nossa saúde bucal e a cada dia que passa mais estudos são realizados a fim de desmistificá-las em prol do ser humano.

Porém, algumas já são comprovadas pela ciência justamente por conta da boca ser a porta de entrada de alimentos e naturalmente de milhares de bactérias que podem potencializar o o adoecimento de órgãos internos.

Sendo assim, a higiene bucal quando não feita de modo indicado, colabora para o agravamento de doenças como:

  • Diabetes: pacientes com diabetes desenvolvem mais gengivite, cáries e infecções orais, além de perda óssea ao redor dos dentes, pois a circulação sanguínea fica inviável nesta região . Se a saúde bucal não estiver adequada, o controle do diabetes também é afetado;
  • Ansiedade: pessoas ansiosas costumam ter uma alimentação desregulada e também mostram maior propensão ao bruxismo, que com o tempo desgasta os dentes e também agride a gengiva;
  • Osteoporose: essa doença faz com que pacientes percam seus dentes e ainda fragiliza toda a composição óssea da arcada dentária. Em casos avançados, nem mesmo um implante dentário é possível;
  • Doenças cardiovasculares: as inúmeras bactérias presentes em nossa boca podem chegar ao coração por meio do sangue que circula no corpo e contribuir para que a pressão sanguínea diminui fortemente.

Como prevenir doenças por meio da boa saúde bucal

Especialistas costumam recomendar que a escovação dos dentes seja realizada três vezes ao dia ou conforme a especificidade de cada caso, como o uso de aparelho dentário fixo ou qualquer outro tipo de aparelho odontologico, aplicação do fio dental e o uso de enxaguante bucal se recomendado pelo especialista. 

No segmento odontológico, como em toda área da saúde, a prevenção é o mais adequado e recomendado por todos os profissionais.

Por isso, além da higiene diária, mantenha hábitos alimentares saudáveis e também consulte-se com o dentista de sua confiança.

Conclusão

Embora o ideal seja sempre a prevenção, é comum que em alguns casos apenas medidas corretivas resolvam o problema. Em situações assim, pesquise sobre o valor dos tratamentos, o aparelho dentário preço, por exemplo, e quais são as formas mais eficientes de realizá-lo.

Contar com o apoio de profissionais especializados no assunto é a maneira mais eficiente de assegurar uma saúde impecável e ter uma vida mais tranquila e saudável.

As doenças citadas neste conteúdo possuem ligações com a saúde bucal e foram são confirmadas por especialistas no assunto, embora não sejam as únicas. Portanto, esteja sempre atento aos sintomas e coloque sua saúde em primeiro lugar.

Este conteúdo foi produzido por Clínica Ideal

Faça o seu comentário