Curso online auxilia pais a orientar filhos sobre o uso seguro da web
14 de setembro de 2020

‘Filhos Conectados’ foi criado pelo NIC.br e tem duração de três horas; para acessar o material gratuito, basta se cadastrar no site oficial

O Comitê Gestor da Internet (CGI.br) lançou no início do mês, por meio do NIC.br (Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR), o curso online e gratuito “Filhos Conectados”. O objetivo é auxiliar os pais na orientação dos filhos sobre o uso seguro e responsável da internet.
 
São três horas de material dividido em 12 capítulos de aulas que abordam, cada uma, um tema específico da vida e do comportamento das crianças e dos adolescentes na internet. Para acessar o curso, basta se cadastrar no site oficial
 
Entre os capítulos do curso, há um módulo prático em que os pais recebem dicas de utilização de softwares de controle parental, que monitoram as atividades dos pequenos, e de como configurar a privacidade em aplicativos de mensagens e nas redes sociais.
 
Reprodução

Alguns sites e aplicativos já oferecem a função de controle parental. Foto: Shutterstock

Crianças e adolescentes conectados

Segundo a ONG, a ideia do curso veio com a divulgação dos resultados da pesquisa TIC Kids Online Brasil 2019, que mostrou que 89% dos indivíduos de 9 a 17 anos, já são usuários da web. Em números reais, isso significa que mais de 24 milhões de crianças e adolescentes estão conectados às redes.

Outro dado impressionante do estudo é o fato de 43% dos entrevistados já terem visto outras pessoas sendo discriminadas na web, seja pela cor ou pela aparência física. Além disso, 27% das meninas e 17% dos meninos que participaram do levantamento afirmaram ter tido acesso a conteúdo de violência no ambiente digital.

Para Kelli Angelini, uma das instrutoras e idealizadora do curso, “ainda há muito o que conhecer e fazer quando falamos em educação de crianças e adolescentes no mundo digital, já que isso significa que vivem com o mundo ao alcance das mãos. Orientar os pais e responsáveis é tão importante quanto orientar os pequenos”, comenta.

O site do NIC também oferece diversos cursos de capacitação, mas todos com foco na segurança digital. Atualmente, o curso “o papel das TICs para alcançar os objetivos do desenvolvimento sustentável da ONU” também está aberto para inscrições.

Fonte: OLHAR DIGITAL