CUIDADO COM TROTES DE SEQUESTRO OU DE TER GANHO ALGUM PREMIO
21 de abril de 2016

Trotes conhecidos como “golpes de falso sequestro” têm sido cada vez mais comuns, ou então de “promoções de linhas telefônicas”.

A Polícia tem recebido diversas ligações de muitas pessoas, que reage com espanto e, às vezes, com medos ao trote. Nesse caso, a orientação da Policia para as pessoas que passam por situações semelhantes é para manter a calma e não atender de imediato aos pedidos dos falsos sequestradores. Antes de tudo, o indicado é tentar falar ou perguntar dados pessoais do suposto sequestrado. Muitas vezes, essa medida já é suficiente para se ter a certeza de que tudo não passa de trote.

No caso de prêmios como da “Recarga Premiada da Vivo”, entre no site da Vivo  https://www.vivo.com.br e  veja se seu nome consta la, ou procure entrar em contato com a empresa através do telefone, não deposite dinheiro algum em qualquer conta, isso é golpe.

ALGUMAS RECOMENDAÇÕES IMPORTANTES:1

1- Nunca atenda ligações a cobrar de desconhecidos. Nem polícia, nem bombeiros avisam sobre acidentes. Esse procedimento cabe sempre ao hospital que recebe a vítima.
2- Não ajude o bandido, cuidado com suas respostas, elas podem ajudar o bandido dando-lhe informações. Ex: Sua filha sofreu um acidente? R: A Fernanda?… Em nenhuma hipótese revele nomes de parentes a desconhecidos ao telefone.
3- Tire os adesivos dos carros: escola ou faculdade onde estuda, academias onde malha, retire todos esses adesivos.

4- Cuidado com as informações passadas pelo Facebook e Whatsapp. Alerte seus filhos, usuários mais comuns.
5- Oriente os idosos: Pela sua vulnerabilidade, podem ser vítimas mais fáceis desses golpes ao prolongar conversas e dando informações.
6- Pare para raciocinar: Fique calmo, não entre em pânico. A situação é difícil, mas tente de alguma forma checar se a informação é verdadeira.
7- Desobedeça ao bandido: Ligue para o suposto sequestrado, ainda que o bandido diga para não fazê-lo. Se conseguir contato, o caso está resolvido. Senão, tente um amigo ou parente dele.
8- Desconfie de ligações longas: Segundo estatísticas da PM, 90% dos primeiros contatos feitos por sequestradores reais duram menos de um minuto para não serem rastreados.
9- Duvide do choro das vítimas: Apelos chorosos de vítimas sequestradas têm sido frequentes e abalam a família. Raramente sequestradores de verdade telefonam do mesmo lugar em que está a vítima, pelo mesmo motivo do rastreamento e da localização do cativeiro.

 

Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: