Colóquio Modernismos no Rio: Reflexões sobre Arte, Cultura e História na UFRJ
23 de novembro de 2023

Por Renata Granchi, Diário do Rio

Copacabana e Ipanema (Crédito da Foto: Divulgação do evento)

Copacabana e Ipanema (Crédito da Foto: Divulgação do evento)

Nos dias 04 e 05 de dezembro, o Salão Dourado da UFRJ-Praia Vermelha será palco de um evento intelectual de grande relevância: o Colóquio Modernismos no Rio. Reunindo renomados professores de diversas universidades, o encontro propõe uma profunda reflexão sobre a Semana de Arte Moderna, o Modernismo e o contexto da época, sob a perspectiva única e enriquecedora do Rio de Janeiro.

A iniciativa visa explorar como as diversidades e especificidades cariocas contribuem para uma compreensão mais rica e aprofundada da cultura nacional. Questões fundamentais serão levantadas: como o Rio de Janeiro influenciou e foi influenciado pelo Modernismo? Qual é o papel das particularidades locais na construção da narrativa cultural do país?

O Colóquio contará com a participação de uma seleção de professores(as) renomados(as) de importantes instituições de ensino. Destacam-se nomes como Lúcia Lippi Oliveira, pesquisadora e professora da Fundação Getúlio Vargas, Antônio Herculano Lopes, pesquisador e professor na Fundação Casa de Rui Barbosa, e Antônio Edmilson Rodrigues, cujos estudos sobre João do Rio, Barão de Teffé e a Confeitaria Colombo o tornam uma referência no campo.

Além das discussões acadêmicas, os participantes terão a oportunidade de interagir diretamente com esses renomados autores e autoras que marcaram as últimas décadas da história cultural brasileira. A programação inclui um encontro especial com Antônio Edmilson Rodrigues, que lecionou em instituições como PUC-RJ, UFF e UERJ, e cujas contribuições merecem um destaque especial.

O evento não se limita às palestras e debates. Uma playlist original, disponibilizada no site do Colóquio, proporcionará uma atmosfera única, enriquecendo ainda mais a experiência dos participantes. Além disso, o artista visual Kháos Franco realizará uma intervenção, enquanto o Professor da Escola de Belas Artes da UFRJ, Felipe Scovino, lançará um livro sobre a obra do pintor Pancetti.

A música também terá seu espaço no Colóquio, com a apresentação dos jovens músicos do Ponto de Cultura Meu Kantinho, instituição dedicada ao ensino e preservação do Choro, gênero característico dos subúrbios cariocas.

A Coordenação geral do evento está a cargo dos historiadores Rosemeri Conceição e Vicente Saul, garantindo uma organização precisa e eficiente.

As inscrições para o Colóquio Modernismos no Rio já estão abertas e podem ser realizadas através do link disponibilizado nas mídias sociais do evento. A participação é uma oportunidade única para enriquecer o conhecimento sobre a história cultural do Brasil e interagir com alguns dos principais pensadores do campo.

Confira a programação completa.

DIA 04/12
Às 9:00 – Conferência de abertura

Antônio Herculano Lopes- A Invenção do carioca e os Modernismos no Rio de Janeiro
10:00- 12:00 Mesa 1- Artes Visuais e as identidades nacionais
14:00- 16:00 Mesa 2- Vários caminhos literários
16:00 – 18:00 Mesa 3– Nas margens do Modernismo?

DIA 05/12
10:00 Intervenção artística com Khaos Franco
Conferências:
11:00 Lúcia Lippi Oliveira -Cidade, Cultura e Patrimônio
14:00 Felipe Scovino- Pancetti, o moderno periférico
15:00 Ricardo Signos incógnitos: marcas da poética de João Cabral na Obra de Ana Cristina Cesar
16:00 Antônio Edmilson Rodrigo e Lucia Fabris- De ‘Colina Sagrada’ a ‘Dente Cariado’: a modernidade carioca e o desmonte
do Morro do Castelo (1822-1922)
17:00 Roda de Choro com integrantes do Ponto de Cultura Meu Kantinho
18:00 Lançamento de livros

Serviço:
Colóquio Modernismos no Rio
Dias 04 e 05 de dezembro, das 10h às 18h
UFRJ- Salão Dourado do Fórum de Ciência e Cultura
Av. Pasteur, 250, Urca, Campus da Praia Vermelha
Site:https://riomodernismos.wixsite.com/modernismos

Incrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe9n6SYU8zk8Du7JjTW3zcEj2tVaKrYLIGiibn7Ab-JAA0J9A/viewform

Fonte: Diário do Rio

Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: