Células T: as aliadas da ciência na luta contra o câncer
17 de fevereiro de 2016

Após anos de estudos e de um caso de sucesso comprovado, surge agora a certeza: a ciência conseguiu reverter e aniquilar os sinais de

Para os investigadores, o estudo conduzido pelos médicos do Great Ormond Street, em Londres, já mostrava um avanço na imunoterapia para tratar a leucemia mieloide aguda. O anticorpo em questão reorganizou as células T para combater este tipo de leucemia.

E o sucesso foi tal que, passados pouco mais de dois meses, a ciência dá mais dois passos em frente.

Uma pesquisa norte-americana revela, agora, que esta técnica de alteração de células consegue reverter e anular o câncer em nove em cada dez pacientes.

Depois de testarem esta nova técnica em vários pacientes, os cientistas conseguiram obter aquilo a que chamam de “resultados extraordinários”. Mais concretamente, 94% dos participantes com leucemia linfoblástica aguda (LLA) viu os sintomas desaparecem completamente, lê-se no The Guardian.

Os pacientes com linfoma não-Hodgkin viram os sintomas diminuir em 80%. E ao fim de 18 meses, 24 dos 26 doentes estava em remissão completa.

A investigação está sendo feita pelo investigador Stanley Riddell, do Fred Hutchinson Cancer Research Center, nos Estados Unidos, e foi apresentada esta semana na conferência anual da Associação Americana para os Avanços na Ciência.

Na mesma conferência, a cientista italiana Chiara Bonini mostrou que outras células T que sejam modificadas podem manter-se no organismo dos doentes durante 14 anos.

A conclusão é de uma investigação do Instituto Científico San Raffaele (Milão) e dá mais um (gigante) passo na luta da ciência contra o câncer.

Uma descoberta com anos de estudo

No ano passado, o investigador Gurunadh Chichili também estudou esta nova técnica que em 2014 era já vista como promissora. No mesmo ano, um trabalho desenvolvido por uma equipe de investigadores portugueses do Instituto de Medicina Molecular (IMM) da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, sob a coordenação de João Taborda Barata, obteve “resultados bastante promissores no que diz respeito ao potencial desenvolvimento de uma terapêutica alternativa para tratamento da leucemia linfoblástica aguda de células T (LLA-T), um tipo de leucemia bastante frequente em crianças”.

Em 2013, a pesquisadora Paula Videira, da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa, deu início a um estudo que pretende, através da manipulação de anticorpos, juntar as células do sistema imunológico, designadas células T, com as do câncer da mama, para que as primeiras eliminem as segundas.

No ano passado, investigadores espanhóis viram nas células T a forma mais eficaz de melhorar o tratamento da Aids.

leucemia em nove de dez pacientes

Em novembro, o Lifestyle ao Minuto contou a história de Layla Richards, a menina de cerca de ano e meio que tinha sido diagnosticada com um tipo de leucemia extremamente agressivo e classificado como incurável. À data, Layla foi submetida a uma técnica genética inédita – que recorre a células imunológicas para ‘editar’, em laboratório, o DNA – e o resultado não poderia ter sido mais surpreendente: a doença, até agora incurável, tinha sido revertida.

cura cancer

 

Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: