A entrega deve ser feita por meio da declaração de Capitais Brasileiros no Exterior (CBE), disponível no site da instituição

As pessoas físicas residentes no Brasil que tinham bens e direitos no exterior em 31 de dezembro de 2015 em valor igual ou superior ao equivalente a US$ 100 mil terão de declará-los ao Banco Central até as 18h do dia 5 de abril, terça-feira.

A entrega deve ser feita por meio da declaração de Capitais Brasileiros no Exterior (CBE), disponível no site da instituição (www.bcb.gov.br).

Para as pessoas físicas, os bens que serão informados ao BC são os existentes no exterior que constarem da ficha Bens e direitos da declaração do IR. Quem não cumprir essa exigência poderá ser multado em até R$ 250 mil.

O contribuinte que aderir ao regime especial de repatriação de recursos no exterior terá de retificar a declaração do IR entregue em 2015.

Na declaração retificadora precisam ser incluídos, na ficha Bens e direitos, os recursos, bens e direitos informados na declaração de repatriação entregue ao Banco Central.

O prazo para a retificação do IR entregue em 2015 vai até 31 de outubro deste ano. Nesse caso, também será preciso retificar, até aquela data, a CBE entregue em 2015.imposto de renda