ASTEROIDE ESTÁ EM ROTA DE COLISÃO COM A TERRA

Um asteroide gigantesco pode estar próximo de atingir o planeta, segundo o astronômo do Observatório McDonald, da Universidade do Texas, Judit Györgyey-Ries. Saiba mais sobre o impacto que uma colisão como essa pode causar na Terra.

De acordo com Györgyey-Ries, a rocha gigante deve criar um impacto quando chegar ao planeta, por volta do mês de outubro de 2017. Em entrevista ao site astrowatch.net, o astrônomo declarou que o asteroide pode causar danos pequenos. Nós poderíamos ver um rajada de ar e muitas janelas quebradas talvez, dependendo de onde o asteroide bater.

Como medida de comparação, os cientistas estimam que o asteroide 2012 TC4 teria 40 metros de diâmetro e poderia causar mais caos do que o incidente que hospitalizou mais de 1.200 pessoas na Rússia, em fevereiro de 2013.O chefe do departamento de objetos próximos da Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês), Detlef Koschny, afirma que há pouca chance de sermos atingidos, Há uma chance em um milhão de um asteroide nos atingir. O cientista ainda informa que há uma diferença de impacto dependendo do tamanho e da composição do asteroide.
Um objeto de ferro com 40 metros entraria na atmosfera e faria uma cratera, um objeto de pedra com 10 metros seria dificilmente notado. De acordo com os cientistas, ainda não é possível prever o quanto de dano pode ser causado por esta ameaça. Seu tamanho é comparado ao da Estátua da Liberdade, ponto turístico dos Estados Unidos.
No caso do asteroide que atingiu a Rússia, os pesquisadores encontraram uma área de dano que se estende por 80 km.