I love lasanha: duas receitas nada óbvias de dar água na boca

Personal Chef cadastrada no GetNinjas mostra a versatilidade do prato, que é muito presente nos almoços de domingo

Poucos alimentos são tão democráticos quanto a lasanha. Além da receita original que leva frios, carne e molho bolonhesa, ao longo do tempo, novas formas de cozinhar a iguaria foram atendendo a muitos paladares. Se nem o Garfield resiste a essa delícia em camadas, quem somos nós para não amar o quitute, não é mesmo? A boa notícia para os fãs da receita tradicional, é que a Ana Regina Bonifácio, Personal Chef em São Paulo, criadora do “Tempeiro de Mãe” que atende pelo GetNinjas, maior aplicativo para contratação de serviços do Brasil, compartilhou duas receitas criativas em versões nada óbvias do prato para “todes” se deliciarem no almoço de domingo. Confira a seguir:

Lasanha de berinjela, abobrinha e requeijão cremoso

Ingredientes:
– 1 Berinjela
– 1 Abobrinha
– 200g de requeijão cremoso
– 1 Tomate
– ½ Cebola
– Alho (a gosto)
– 1/2 Pimentão (opcional)
– Manjericão (a gosto)
– Orégano
– Pimenta do reino
– Sal (a gosto)
– Queijo ralado (opcional)

Mise en place:
Berinjela, abobrinha e pimentão: faça tiras finas dos vegetais.
Tomate e cebola: corte em cubos pequenos.

Modo de preparo:
Coloque as fatias de abobrinha e berinjela para grelhar em frigideira antiaderente (sem óleo), e vire-as quando estiverem douradas. Reserve. Em uma panela, doure a cebola e o alho, e aos poucos, acrescente o tomate, o sal, o pimentão e a pimenta do reino (e outros temperos que preferir, a gosto). Em um refratário próprio para forno, preencha o fundo com as tiras de berinjela, em seguida adicione o molho, logo depois as tiras de abobrinha e posteriormente o requeijão. Siga a mesma sequência, finalizando a parte de cima com requeijão cremoso, manjericão, orégano e queijo ralado (se quiser gratinar). Leve ao forno preaquecido a 180° por aproximadamente 15 minutos (até dourar).
Sirva com salada de folhas verdes.

#DicaNinja: Antes de montar sua lasanha, coloque as fatias de berinjela em água com sal por alguns minutos, deixe secar bem antes de grelhar. Isso fará sua receita ficar suave e sem o sabor marcante da berinjela.

#DicaNinja2: Para agradar os veganos, é possível substituir o requeijão pelo Tofupiry (requeijão de tofu)!

Lasanha de frango ao molho branco

Ingredientes:
– 1 pacote de massa de lasanha (seca ou fresca, de sua preferência)
– 500g de queijo mussarela
– 1 peito de frango cozido e desfiado e temperado (a gosto)
– 1 colher de sopa de azeite
– 1 cebola ralada
– 1 punhado de cheiro-verde picado
– Sal e temperos (a gosto)

Para o Molho branco:
– 100g de manteiga
– ½ cebola ralada
– 3 colheres de sopa de farinha de trigo peneirada
– 500ml de leite
– 1 pitada de noz moscada (a gosto)

Modo de preparo:
Em uma panela, coloque a manteiga e a cebola para dourar até a cebola ficar transparente. Acrescente a farinha peneirada mexendo sem parar até misturar bem e cozinhar a farinha por igual. Adicione o leite aos poucos, sem parar de mexer para não empelotar (se possível, use um fue). Mexa por 3 minutos em fogo baixo até observar uma consistência cremosa e acresça o frango desfiado ao molho. Por último, a noz moscada e uma pitada de sal e mexa mais um pouco. Inclua temperos como preferir.

Modo de montar:
Em um refratário grande, coloque uma camada generosa de molho branco, outra de massa, novamente molho, em seguida mussarela e repita o processo até finalizar a última camada com mussarela. Leve ao forno preaquecido a 180° por volta de 20 a 25 minutos até dourar. Sirva com batatinhas Sauté.

#DicaNinja: Se preferir uma massa mais “al dente”, faça as camadas com a massa crua. Se preferir uma massa mais “molinha”, deixe a massa cozinhar por 30 segundos em água fervente e retire para não quebrar com uma escumadeira.

No GetNinjas, é possível contratar o serviço de Personal Chef ou de cozinheiros, seja para encomendar um prato especial, um bolo de aniversário ou um kit de marmitas, por exemplo. Para isso, basta acessar o site ou aplicativo do GetNinjas, selecionar a categoria “Serviços Domésticos” e detalhar o tipo de serviço que você precisa, tudo de forma gratuita. Após isso, é só aguardar o contato de até quatro profissionais, que irão te procurar por meio do e-mail ou telefone que foi disponibilizado, para realizar a negociação e escolher qual deles atenderá melhor a sua necessidade.

Para mais informações, acesse o site ou aplicativo do GetNinjas.

Sobre o GetNinjas
Disponível nas plataformas digitais – Android, iOS e web -, o GetNinjas é um aplicativo para contratação de serviços e foi listado no Novo Mercado da B3 em 2021, além de ter sido eleito pela Forbes Brasil como uma das empresas mais promissoras do país em 2017. Possui mais de 500 tipos de serviços disponíveis em todo o território brasileiro, que são realizados por mais de 3 milhões de profissionais cadastrados em diversas áreas, como reformas, assistência técnica, moda e beleza, serviços domésticos, aulas, eventos, entre outros, e que atendem presencialmente e de forma remota. O GetNinjas foi fundado em 2011 por Eduardo L’Hotellier, que atua como CEO – à frente das operações.