Os 49 alunos da unidade escolar E. E. M. Coletivo Santa Alice, no bairro Coletivo, participaram no dia 02 de julho de uma aula sobre microbiologia do solo com a Dra. Veronica Reis, pesquisadora da EMBRAPA Agrobiologia.

O objetivo dessa atividade é colaborar com os projetos ambientais muito bem desenvolvidos nas escolas, sob a supervisão da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte de Seropédica. Durante a aula, os alunos aprenderam que as bactérias não devem ser vistas apenas como vilães, pois, existem àquelas que colaboram com o homem, na proteção do corpo e com os vegetais (leguminosas) fixando o nitrogênio do ar para a nutrição dos mesmos.

Ainda há muito o que fazer, para aproximar os alunos das ciências e da pesquisa e esse trabalho de divulgação científica, onde o pesquisador deixa o seu laboratório para falar às crianças pode representar o ponta pé inicial que irá formar novos cientistas no futuro, pois a ciência é para todos. Disse o Secretário de Ambiente e Agronegócios Ademar Quintela.

E é pensando desta forma que a Secretaria Municipal De Ambiente e Agronegócios – SEMAMA conveniou-se com a EMBRAPA Agrobiologia para divulgar a ciência por trás das problemáticas ambientais, o que as pesquisas buscam para solucionar problemas causados pelos humanos.

Na aula de hoje, os alunos aprenderam que através do estudo das bactérias rizóbias conseguiu-se potencializar a produção de alimentos (o que é muito importante nos dias atuais, com o aumento populacional), sem degradar o solo, isso graças a dedicação de pesquisadores aqui muito perto de nós, na EMBRAPA.

No final da aula, os alunos foram presenteados com cartilhas da EMBRAPA que continha vários jogos, caça-palavras e cruzadinhas com temas abordados na aula e ainda receberam o convite para visitar a Fazendinha da EMBRAPA e ver os experimentos dos cientistas.

A Secretaria de Ambiente agradeceu à diretora da unidade escolar Alessandra pela recepção, bem como a toda a equipe pedagógica. Ainda as técnicas da SEMAMA Kelly Mendes, Marilene da Cruz e Fabiana Silva pelo apoio logístico e organização do evento.

23

Faça o seu comentário