Ação Ambiental na E. E. M. Coletivo Santa Alice em Seropédica
3 de julho de 2014

Os 49 alunos da unidade escolar E. E. M. Coletivo Santa Alice, no bairro Coletivo, participaram no dia 02 de julho de uma aula sobre microbiologia do solo com a Dra. Veronica Reis, pesquisadora da EMBRAPA Agrobiologia.

O objetivo dessa atividade é colaborar com os projetos ambientais muito bem desenvolvidos nas escolas, sob a supervisão da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte de Seropédica. Durante a aula, os alunos aprenderam que as bactérias não devem ser vistas apenas como vilães, pois, existem àquelas que colaboram com o homem, na proteção do corpo e com os vegetais (leguminosas) fixando o nitrogênio do ar para a nutrição dos mesmos.

Ainda há muito o que fazer, para aproximar os alunos das ciências e da pesquisa e esse trabalho de divulgação científica, onde o pesquisador deixa o seu laboratório para falar às crianças pode representar o ponta pé inicial que irá formar novos cientistas no futuro, pois a ciência é para todos. Disse o Secretário de Ambiente e Agronegócios Ademar Quintela.

E é pensando desta forma que a Secretaria Municipal De Ambiente e Agronegócios – SEMAMA conveniou-se com a EMBRAPA Agrobiologia para divulgar a ciência por trás das problemáticas ambientais, o que as pesquisas buscam para solucionar problemas causados pelos humanos.

Na aula de hoje, os alunos aprenderam que através do estudo das bactérias rizóbias conseguiu-se potencializar a produção de alimentos (o que é muito importante nos dias atuais, com o aumento populacional), sem degradar o solo, isso graças a dedicação de pesquisadores aqui muito perto de nós, na EMBRAPA.

No final da aula, os alunos foram presenteados com cartilhas da EMBRAPA que continha vários jogos, caça-palavras e cruzadinhas com temas abordados na aula e ainda receberam o convite para visitar a Fazendinha da EMBRAPA e ver os experimentos dos cientistas.

A Secretaria de Ambiente agradeceu à diretora da unidade escolar Alessandra pela recepção, bem como a toda a equipe pedagógica. Ainda as técnicas da SEMAMA Kelly Mendes, Marilene da Cruz e Fabiana Silva pelo apoio logístico e organização do evento.

23

Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: