Chuva forte atinge estado do Rio nesta sexta-feira

0
44

Cariocas alertam para fortes ventos, trovoadas e até relâmpagos

Chuva forte atinge vários bairros do estado do Rio na tarde desta sexta-feira (28). Além disso, cariocas alertam para fortes ventos, trovoadas e até relâmpagos. Na capital, o Alerta Rio decretou estágio de mobilização desde a madrugada devido a previsão de mau tempo.
De acordo com o Centro de Operações Rio (CET-RIO), entre 15h e 16h, houve registro de vento forte na Base Aérea de Santa Cruz, chegando a 55,7 km/h. Já entre 16h e 17h,  Forte de Copacabana teve vento de até 40,3 km/h e Marambaia de 44,6 km/h.

Nas redes sociais, internautas relataram o mau tempo. “Maior chuva da história acontecendo nesse momento”, disse um carioca.

 
Moradores relataram ainda intensa chuva em bairros como Anchieta, Alto da Boa Vista, Piedade e Irajá, todos na Zona Norte; Vidigal, Rocinha e Flamengo, na Zona Sul; Caxias, na Baixada. Além de outros pontos nas cidades de Niterói e São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio.
 
No início da noite, o Centro de Operações Rio ainda fez um alerta para residentes da Barra da Tijuca; Zona Oeste, Rocinha; Zona Sul, e Anchieta;Zona Norte. “Se você mora ou está indo para esses locais, redobre a atenção. Já há bolsões d’água em algumas vias da cidade e o bairro de Irajá registra chuva muito forte. Evite, se possível, deslocamentos”, disse em comunicado.
 
O Estágio de Mobilização é o segundo nível em uma escala de cinco e significa que há riscos de ocorrências de alto impacto na cidade. Há possibilidade de nova mudança de estágio devido à chuva ou a outros fatores. Procurados, o CET-RIO informou que até por volta das 17h.não foi registrado nenhum incidente relacionado à chuva.
 
Vias bloqueadas
 
Um bolsão d´água na Avenida Brasil, no Trevo das Margaridas, provoca trânsito com retenção. No momento via está interditada.
 
De acordo com a empresa de ônibus, Transportes Flores, também há um bloqueio temporário, provocado por bolsões d’água na Avenida Automóvel Clube, próximo ao Sobec, os ônibus das linhas 7018 – Jardim Nóia x Shopping Grande Rio, 724I – Pavuna x Vale do Ipê, 497I – Bom Pastor x Pavuna, 496I – Pavuna x Santa Tereza, 715l – Cascadura x Santa Marta e 722I – Pavuna x Sargento Roncalli (Santa Marta) estão operando com seus intervalos irregulares.
 
Petrópolis
 
A cidade de Petrópolis, na Região Serrana do Rio, também sofre com fortes chuvas e alagamentos. Segundo a Defesa Civil, foi realizado o fechamento da Rua Coronel Veiga, por conta das 17h10, para a passagem de veículos, por conta das chuvas desta sexta-feira (28). A ação contou com o apoio da CPTrans e da Guarda Civil Municipal.
 
Confira as recomendações:
 
– Siga sua rotina, mas fique atento;
– Acompanhe a previsão do tempo do Alerta Rio e suas atualizações;
– Mantenha-se informado através dos meios de comunicação e canais oficiais do COR;
– Todos os cidadãos devem se cadastrar no serviço de alertas da Defesa Civil via SMS. Basta enviar o CEP de casa para o nº 40199, por mensagem de texto. É gratuito!
– Baixe o aplicativo do COR.Rio, disponível para Android (http://bit.ly/appcor_android) ou iOS (http://bit.ly/appcor_ios )
– Se necessário, use os telefones de emergência 193 (Corpo de Bombeiros) e 199 (Defesa Civil).
 
Previsão do fim de semana
 
O sábado será de céu parcialmente nublado, com o sol aparecendo entre nuvens, e com previsão de pancadas de chuva isoladas durante a tarde e à noite. Pode chover uma estimativa média de 10 milímetros. Apesar da chuva, as temperaturas continuam altas: a máxima pode chegar a 37ºC, enquanto a mínima cairá para 19ºC.

O tempo seguirá parecido no domingo, embora modelos numéricos apontem para um volume de chuva menor, 5 milímetros. Essa chuva será isolada, de maneira fraca a moderada, durante a madrugada. O calor seguirá estável, com a máxima marcando 36ºC e a mínima, 19ºc.

 
Fonte: Meia Hora