500 mil idosos atendidos pela Secretaria de Estado de Envelhecimento Saudável do RJ

0
344

Neste mês de dezembro, a Secretaria de Estado de Envelhecimento Saudável comemorou a importante marca de 500 mil idosos atendidos em no Estado do Rio de Janeiro por meio dos seus Projetos “Ativa Idade” e “Envelhecimento Ativo”. Ao todo, os Projetos estão estabelecidos em 300 polos distribuídos de norte a sul no território Estadual.

O “Envelhecimento Ativo” funciona em 100 polos de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h e é focado no aumento da qualidade de vida e integração social de pessoas acima de 40 anos por meio de atividade física realizadas em grupo, fisioterapia e reabilitação. O Projeto é realizado em todo o Estado e conta com uma equipe multifuncional responsável por orientar, planejar e acompanhar a prática de exercícios físicos, bem como aspectos emocionais e psicológicos dos alunos. Implantado em março deste ano, o Programa previa atender 10 (dez) mil usuários em todo o Estado. Após 9 (nove) meses de inauguração do primeiro polo, o Projeto atende, hoje, 210 (duzentos e dez) mil alunos.

Já o “Ativa Idade” funciona em 200 (duzentos) polos de segunda a sexta-feira, de 7h às 10h, e é focado no aumento da qualidade de vida e integração social de pessoas acima de 40 anos por meio de atividade física realizadas em grupo. Desde março, o Projeto atende, quase 300 (trezentos) mil alunos, número bem acima do previsto que eram de 20 (vinte) mil usuários.

“Os Projetos são muito bons para mim, pois eu tenho problema na coluna. As dores que eu sentia, não sinto mais. Geralmente faço aulas de segunda a sexta e ainda faço sessões de fisioterapia que me ajudam a caminhar mais e melhor. Quando eu cheguei aqui estava me sentindo péssima: colesterol alto e com muitas dores. Agora estou me sentindo ótima. Estou sarada! Até o verão posso colocar biquíni na praia e arrasar. Com essa disposição ano vem ainda vou desfilar em umas três escolas de samba”, comemorou Maria.

Assim como a Maria, a aluna Ana Cristina, de 55 anos, também viu muitas melhoras na saúde e também no bolso, pois trocou a academia que frequentava pelo projeto.

“Eu era aluna de uma academia que funciona em frente ao local do projeto. Quando vi a iniciativa, por também ser gratuita, resolvi ir. Entrei com 100kg e agora estou bem mais magra e com muito mais fôlego. É bom para a saúde, a pressão melhorou à beça, está igual de bebê. Valeu a pena trocar a academia pelo projeto”, ressaltou Ana.

Para o Secretário Antônio Pedregal, “o grande objetivo da iniciativa dos Projetos é promover a independência do indivíduo mantendo uma elevada capacidade funcional, física e cognitiva e uma postura ativa perante a vida e a sociedade”, aponta. Acrescente “uma vez que o adulto que envelhece de forma ativa tem mais chances de manter sua autonomia e independência”.

Conheça mais sobre os Projetos no site da Secretaria de Estado de Envelhecimento Saudável (SEENVS) – envelhecimento.rj.gov.br ou no perfil do órgão no Instagram: @seenvs.rj