Foi realizado neste último domingo (24/05) Crisma de 80 Jovens na Catedral São Francisco Xavier em Itaguaí pelo Bispo Don José Ubiratan e pelos Padres Luiz Antônio, e Eduardo Pároco da Catedral.

O que é a Crisma?
A Crisma, ou Confirmação, é o Sacramento pelo qual o batizado é fortalecido com o dom do Espírito Santo, para que, por palavras e obras, seja testemunha de Cristo e propague e defenda a fé. A Crisma é para nós o que Pentecostes foi para os Apóstolos (cf. At 2,1-12).
Nós recebemos o Espírito Santo no Batismo, mas a plenitude dos seus dons recebemos na Crisma. Aí é que estes dons se manifestam com toda a força. ..- É como a flor que desabrocha e exala seu perfume. A matéria da confirmação é a unção do Crisma na testa, junto com a imposição das mãos.
A forma é: “recebe por este sinal o Espírito Santo, dom de Deus”. O ministro da Crisma é normalmente o Bispo, mas em casos extraordinários ele pode delegar algum padre para crismar.
O sujeito é todo batizado que ainda não tenha sido crismado, pois o Sacramento da Crisma, por imprimir caráter, é irrepetível.
São três os efeitos deste Sacramento:
• o aumento da graça santificante;
• a graça sacramental específica, cujo efeito próprio são os 7 dons;
• o aprofundamento do caráter (marca) na alma, que identifica o soldado de Cristo no combate contra o mal.
Para que o Confirmando com uso da razão possa receber licitamente este sacramento, deve estar adequadamente instruído e em estado de graça e deve ser capaz de renovar as promessas do batismo.

substantivo de dois gêneros
  1. 1.
    A realização do sacramento em que se ratifica a graça do batismo; sacramento da confirmação.
  2. 2.
    p.met. rel óleo composto de azeite e bálsamo, consagrado pelo bispo e com o qual ele faz a unção na fronte do crismando [O crisma tb. serve em outros tipos de consagração, p.ex., de igrejas, de altares, de um cálice, da pia batismal, na extrema-unção etc.].
    256 254 253 251 249 248
    [flagallery gid=45]