A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos de Seropédica uma vez por mês realiza atividades físicas com os membros da Terceira Idade de Seropédica, que consiste em uma caminhada por cerca de 2 Km, um café da manhã reforçado, e dança Lambaeróbica acompanhados por professores profissionais nesta área. E as caminhadas sem acompanhamento da Assistência Social ocorre diariamente com apoio de um professor de educação física da Prefeitura de Seropédica.

O Secretário de Assistência Social e Direitos Humanos, Antônio Adolfo Gaborcci Bruno disse: “Uma opção longevidade é a prática da atividade física, e o privilégio de viver mais, e chegar à Terceira Idade com saúde, antigamente pessoas com cabelos grisalhos, pele enrugada e mãos trêmulas, era ligada a condição de fragilidade, devido ao avançar da idade. Hoje, não mais. Os idosos estão cada vez mais ativos, participantes da sociedade. Muitos são responsáveis pela subsistência das suas famílias e outros mesmo aposentados continuam trabalhando e movimentando a economia de nossa cidade” comemora.

É fato que ao longo da vida passamos por várias modificações, nada é igual desde o momento que se cria ao momento que deixa de existir, todo processo de criação sofre alterações e assim somos nós. Nós estamos em constantes mudanças, constante evolução, buscamos nos aprimorar à medida que o tempo passa.

Tais mudanças ocorrem no meio físico, psíquico e social afetando diretamente nossa vida, organismo e saúde. Enquanto o tempo passa nós envelhecemos e quanto mais idade nós temos mais mudanças sofremos, é um processo natural e totalmente necessário. Durante esse processo passamos por alterações fisiológicas graduais e progressivas.

O passar do tempo traz consigo os seus sinais como; Aumento da quantidade de gordura do corpo; Diminuição da força e massa muscular; Osteoporose; Diminuição de reflexos; Dentre outros: alterações na visão, coordenação etc. Esses sinais aparecem, pois o corpo está mudando e é normal que sofra alguns distúrbios e diferenças aparentes, essas diferenças podem ser físicas ou não.

Por exemplo, as rugas são sinais do tempo, sinais aparentes. O aumento da pressão cardíaca é considera um sinal não aparente, mas tem influência direta sobre o organismo. A questão é que todo nosso corpo se modifica para assumir uma nova fase: A terceira idade. O que não quer dizer que a vida se torna menos saudável com o passar do tempo, a condição de ser ou não saudável depende de outras coisas e não somente do tempo. É muito comum surgirem doenças crônicas com o passar do tempo, mas o surgimento de doenças crônicas não significa, necessariamente, ausência de saúde.

 

A falta de saúde na terceira idade se caracteriza quando perdemos a nossa capacidade funcional, que nada mais é que a capacidade de realizar atividades de vida independente sem comprometer o equilíbrio do organismo. Quando isso acontece nós devemos assumir algumas medidas tais como; Medidas Preventivas; Medidas Restauradoras; Medidas Reabilitadoras. Tais medidas permitem que nosso corpo volte à sua boa forma, dentro da realidade atual que vivemos.

Na terceira idade os exercícios físicos são essas medidas, eles previnem, restauram e reabilitam condições físicas e psíquicas. Os exercícios aumentam a resistência e a força muscular, duas características muito afetadas na terceira idade. Além disso, os exercícios resgatam as características da saúde juvenil e promovem: Aumento do bom colesterol; Redução da pressão arterial Redução da gordura corporal; Melhora a qualidade e expectativa de vida; Reduzem a probabilidade de osteoporose;

Logo, os exercícios físicos tem ligação direta com a longevidade na terceira idade. Por isso as mídias e a medicina incentivam a prática de exercícios físicos também na terceira idade. Traz qualidade de vida e expectativa de vida também.

2345678

 

 

Faça o seu comentário