COVID-19: VACINAÇÃO – GRUPOS PRIORITÁRIOS
✔️Pessoas com comorbidades (lista PNI),
✔️pessoas com deficiência permanente,
✔️Gestantes e Puérperas com comorbidades
✔️Pessoas com Síndrome de Down
✔️Pessoas com doença renal crônica (em diálise)
NOTA: APRESENTAR COMPROVANTE QUE DEMONSTRE PERTENCER A UM DESTES GRUPOS DE COMORBIDADES (RECEITAS, EXAMES, RELATÓRIO MÉDICO, PRESCRIÇÃO MÉDICA , ETC).
* Pessoas com comorbidades:
Devem apresentar atestado/laudo médico descritivo da doença ou atestado médico indicando a necessidade da vacina por conta da condição de saúde elegível. Os atestados médicos devem ser originais com assinatura do médico. Na ausência do atestado médico, serão aceitos:
I- Receita de uso continuado contendo a prescrição do medicamento(s) contra a doença que estejam contempladas como comorbidades ( ver lista PNI), desde que emitidas nos últimos 6meses, com validade igual ou superior a 3 meses.
II- Laudo de exame diagnóstico q comprove a patologia contemplada como comorbidade.
* Pessoas com Deficiência física:
Deficiência física; auditiva; intelectual; psicossocial (mental); visual; múltipla(associação de duas ou mais deficiência), transtorno do espectro autista.
A comprovação poderá ser feita por meio de qualquer laudo da rede pública ou particular que indique a deficiência; cartões de gratuidade no transporte público; documentos comprobatórios de atendimento em centros de reabilitação ou unidades especializadas no atendimento a pessoas com deficiência; documento oficial de identidade com a indicação da deficiência; ou qualquer outro documento que indique se tratar de uma pessoa com Deficiência.
O presente calendário é baseado na nota técnica Nº 467/2021 CGPNI/DEIDT/SVS/MS ( disponível em hps://www.gov.br/saude/ptbr/coronavirus/vacinas/plano-nacional-de-operaracionalizacao-da-vacina-contra-a-covid-19).
Obs.: os grupos portadores de síndrome de down, gestantes e puérperas com comorbidades e portadores de insuficiência renal crônica em diálise poderão ser vacinados em qualquer dia do calendário.