Nesta terça-feira (22), a Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de Seropédica, participou do Fórum Regional Fluminense, Edição Baixada Verde, que aconteceu no Shopping de Nova Iguaçu. O evento foi organizado pelo Governo do Estado, e reuniu, no Shopping Nova Iguaçu, os dez municípios da região. O objetivo foi debater o potencial turístico da Baixada e a retomada das atividades do setor no pós-pandemia.

“Não podemos deixar de parabenizar o governador Claudio Castro por toda a atenção que tem dado aos municípios da baixada. Estamos tendo hoje uma grande oportunidade de discutir os gargalos e destacar nossas potencialidades, visando à retomada do turismo no pós-pandemia” disse Gustavo Tutuca.

A secretária de Cultura e Turismo de Seropédica, Monica Figueiredo destacou a importância do Turismo para Seropédica: “A atividade turística é uma das mais importantes no setor econômico e da geração de emprego e renda, assim como a criação de novos negócios e aumento da produção de bens e serviços, uma vez que traz com ela, desenvolvimento ao nosso município, e possíveis melhorias na infraestrutura, trazendo benefícios aos turistas e à comunidade local”. Frisa Monica Figueiredo.

A Primeira-dama Isabel Ribeiro, esteve no Fórum representando o Prefeito Professor Lucas, e destacou o profissionalismo das nossas artesãs ao visitar a Feira de Artesanato; ”São trabalhos lindos, únicos e de bom gosto. As artesãs de Seropédica estão de parabéns os trabalhos são feitos com muito carinho e dedicação, é difícil escolher um para comprar. Este trabalho manual gera trabalho renda para muitas famílias em nosso município”. Enfatiza Isabel.

Assinatura dos Termos de Cooperação

Na primeira parte do Fórum, durante a manhã, foi realizada a Assinatura dos Termos de Cooperação com as Prefeituras da região da Baixada Verde e prestadas homenagens aos representantes e lideranças do segmento dos municípios. Na ocasião, o secretário, Gustavo Tutuca, destacou a importância do documento para o desenvolvimento da política de artesanato.

– O artesanato é uma política importantíssima de geração de emprego e renda em nosso Estado, por isso, a Secretaria tem oferecido toda a estrutura necessária para dar continuidade ao cadastramento dos profissionais. E o acordo de cooperação técnica, assinado hoje, permite que as prefeituras, em conjunto com a equipe técnica do Programa de Artesanato, possam avançar ainda mais nas emissões da Carteira Nacional do Artesão – frisou.

Programação de palestras

O primeiro debate da manhã iniciou com o tema “Turismo e empreendedorismo” e abordou questões relacionadas à procura, por parte dos viajantes, de atrativos que possibilitem viagens curtas. Participaram do painel o presidente do Trem do Corcovado, Sávio Neves, e o diretor da Estância Turística Jonosake, Akira Taguti.

Na sequência, foram debatidos os temas “Investimentos em turismo para o desenvolvimento regional” e “As matizes do Turismo Cultural na Baixada Verde”. Em seguida, o Turismo de Aventura teve destaque com o tema “Baixada Verde: experiências na natureza” e, por fim, as manifestações populares e culturais com “Diferenciais da Baixada Verde em eventos turísticos”.