Todo mundo tem uma mãe na vida. Ou já teve. Eu tenho uma que vale por mil mães que existem por aí. E das boas. Aquelas mãezonas mesmo. Meus pais são separados desde quando eu tinha 8 anos de idade, e minha mãe sempre supriu tudo em casa. Tudo do bom e do melhor. Claro que com dificuldades. Com lágrimas e muito suor. Toda mãe gosta de dar o melhor pro seu filho e vê-lo alegre, feliz e com saúde. Vendendo na vida. Conquistando as coisas.

É o sonho de toda mãe ver o fruto do seu ventre indo adiante rumo ao sucesso. E minha mãe não é diferente: sempre lutou e ainda luta em favor do meu sucesso. Mamãe é uma tremenda guerreira, forte que só ela. Dona de um coração extremamente generoso. E, aproveitando aqui o espaço, quero publicar meu amor, carinho e  um profundo respeito por ela. Algumas mães são carinhosas e outras são repreensivas, mas isto é amor do mesmo modo, e a maioria das mães beija e repreende ao mesmo tempo. E minha mãe, se enquadra muito bem nesse quesito de repreensão e beijo. Beija e me exorta ao mesmo tempo. Eu agradeço por isso.
No entanto, meu apelo nessa hora é pra você que ainda tem sua mamãe ao seu lado. Preserve-a. Ame-a. Defenda-a. Honre-a sempre. Conheço pessoas que alcançaram sucesso na vida e hoje desprezam aquela que durante muito tempo deu amor e carinho. Colo e afago. Provisão e proteção. E isso me enoja. Me entristece muito. Conheço também outros filhos ingratos e desorientados que agridem suas mães. Agridem com palavras, gestos e atitudes. Não respeitam mais. Lembro-me de uma alusão que George Washington fez quando lhe perguntaram sobre sua eminencia figura política nacional. Ele disse:

“Minha mãe foi a mulher mais bela que jamais conheci. Todo o que sou, lho devo a minha mãe. Atribuo todos meus sucessos nesta vida ao ensino moral, intelectual e física que recebi dela.”
A gratidão é a chave que abre portas. Ser grato significa  ser reconhecedor de uma natureza caída e necessitada, e que em algum momento da vida, alguém nos ajudou muito. Mãe é essa pessoa que merece eternamente nossa gratidão.

É como disse certa vez Agatha Christie:
“O amor de mãe por seu filho é diferente de qualquer outra coisa no mundo. Ele não obedece lei ou piedade, ele ousa todas as coisas e extermina sem remorso tudo o que ficar em seu caminho.”
Coração de mãe é uma coisa muitas vezes inexplicável. É um abismo profundo, e lá no seu fundo sempre haverá nascentes de perdão e amor.  E por isso devo te pedir mais uma vez: cuide de quem te cuidou. Ame quem sempre te amou. Valorize-a todos os dias. Filhos rebeldes, filhas desobedientes, aproveitem a mãe que vocês tem.

Muitas pessoas hoje em dia tem um remorso terrível porque não tiveram tempo de pedir perdão ou agradecer por alguma coisa. O tempo passa rápido! Hoje ela está aí, ao seu lado, te fazendo comida e tudo, amanhã, não se sabe o que pode acontecer.  Se você esta morando longe, procure  dar uma ligadinha. Se der pra visitar, faça isso. Aproveite o tempo oportuno pra pedir perdão. Resolva pendencias emocionais com sua querida progenitora  o quanto antes.

Tenho certeza de que haverá restauração. Harmonia. Seja você um elo de transformação na relação com sua mãe, e não mais um elemento de deformação, onde sua mãe fica triste e deprimida, e você fingindo que está tudo bem. Não sei o que você vai fazer hoje,e o que tem programado pro dia, mas tente entrar em contato com aquela que deu praticamente sua vida por você. Não hesite em dedicar uns minutos, ou algumas horas pedindo perdão, na tentativa de uma reconciliação. Tenho certeza de que sua alma ficara mais leve, e sua mamãe extremamente feliz. São coisas, fatos e momentos que levamos pra vida toda, numa lembrança saudável e edificante. Então? Vai deixar essa oportunidade passar? Sugiro que não. Afinal, mãe é mãe né.

DIA DAS MAES

Um abraço e que Deus nos abençoe!
João Marques