exoplaneta – planeta que orbita estrela que não é o Sol – LHS 1140b pode ser rico em água propícia à vida, revelou estudo publicado recentemente. O planeta orbita na zona habitável da pequena estrela LHS 1140, que integra a constelação de Cetus e fica a cerca de 50 anos-luz da Terra.

Para quem tem pressa:

• Um estudo recente sugere que o exoplaneta LHS 1140b, que orbita uma estrela na constelação de Cetus a cerca de 50 anos-luz da Terra, pode ser rico em água propícia à vida;
  • Os cientistas planejam usar o Telescópio Espacial James Webb (JWST) para verificar se LHS 1140b é um mundo aquático. O exoplaneta foi descoberto em 2017;
  • Apesar de LHS 1140b orbitar mais próximo de sua estrela do que Mercúrio do Sol, ele é mais frio que a Terra. Se confirmado como um mundo aquático, LHS 1140b se tornaria um alvo principal na busca por vida fora do Sistema Solar.

O próximo passo para os cientistas é checar se este exoplanetas é, de fato, uma espécie de mundo aquático. Eles tentam agendar observações por meio do Telescópio Espacial James Webb (JWST). O estudo foi publicado no periódico científico The Astrophysical Journal Letters.

Exoplaneta LHS 1140b: um mundo aquático?

Ilustração do exoplaneta LHS 1140b

Ads by Kiosked
(Imagem: ESO/spaceengine.org)

O exoplaneta foi descoberto em 2017 e tem sido observado por vários telescópios desde então. Essas observações inicialmente convenceram os pesquisadores de que o LHS 1140b é um planeta rochoso com cerca de 1,7 vezes o tamanho da Terra.

No entanto, uma nova análise das observações disponíveis mostrou que o LHS 1140b não é denso o suficiente para ser puramente rochoso. Ou seja, deve conter muito mais água do que a Terra ou possuir uma atmosfera extensa cheia de elementos leves como hidrogênio e hélio.

Os pesquisadores ainda não conseguem dizer qual das duas opções é correta, mas o telescópio James Webb pode ser capaz de descobrir nos próximos anos.

O que se sabe é que o planeta LHS 1140b é mais frio que a Terra, embora orbite mais de quatro vezes mais perto de sua estrela do que Mercúrio orbita o Sol. Se o LHS 1140b for um mundo aquático, então o planeta vai se tornar o principal alvo na busca por vida fora do nosso sistema solar.

“Se pudesse ser confirmado no futuro que é um mundo aquático, poderíamos fazer algumas modelagens do clima do planeta para ver se há água líquida na superfície”, disse Charles Cadieux, pesquisador de astronomia da Universidade de Montreal e autor principal do novo estudo, em entrevista ao site Space. “Essa seria a primeira detecção indireta de água líquida em um exoplaneta, e isso seria uma descoberta muito interessante.”

Estrelas e seus exoplanetas

Ilustração artística do novo exoplaneta (Credito: NASA)

Ads by Kiosked
(Imagem: NASA)

Desde a primeira descoberta de um exoplaneta, em 1992, os astrônomos confirmaram mais de 5,5 mil mundos orbitando estrelas na galáxia da Via Láctea. Desses exoplanetas conhecidos, no entanto, apenas um punhado é potencialmente habitável, segundo Cadieux.

Por anos, o alvo mais promissor para a busca de vida no espaço tem sido o sistema em torno de uma pequena estrela vermelha chamada TRAPPIST-1. Um pouco mais próxima da Terra do que LHS 1140, a estrela abriga uma coleção de sete exoplanetas conhecidos do tamanho da Terra, três dos quais orbitam na zona habitável da estrela.

Porém, observações recentes pelo telescópio James Webb têm apresentado resultados decepcionantes. Isso porque sugerem que “esses planetas podem ser apenas bolas de rocha sem atmosfera e provavelmente sem vida alguma, pois a estrela é muito ativa e todas as atmosferas foram arrancadas”, explicou Cadieux.

A menos conhecida estrela LHS 1140 é muito menos ativa que a TRAPPIST-1, acrescentou o pesquisador. Com cerca de 20% do tamanho e massa do nosso sol, LHS 1140 emite apenas energia suficiente para produzir condições habitáveis numa região mais próxima de sua superfície do que Mercúrio está do Sol.

“Eu acho que LHS 1140 é o próximo sistema exoplanetário mais interessante depois de TRAPPIST-1 em termos de habitabilidade”, disse Cadieux. “E os resultados do nosso estudo nos ajudam a identificar o que procurar no futuro com outros programas.”

Cadieux disse que os pesquisadores solicitaram o estudo do sistema LHS 1140 com o JWST para investigar se o exoplaneta tem atmosfera cheia de hidrogênio e hélio ou se parece ter abundância de água. Até agora, no entanto, nenhuma observação foi agendada.

Fonte: Olhar Digital