Informações como inclinação da aeronave, estado em que ficou fuselagem e tamanho da clareira aberta na mata serão avaliadas para auxiliar investigação. Aeronave com as três vítimas foi encontrada na sexta (7).
A Força Aérea Brasileira (FAB) iniciou as investigações para apurar as causas do acidente com um avião que matou três pessoas no Paraná. A aeronave foi encontrada na sexta-feira (7) com a três vítimas dentro.
O avião sumiu na segunda-feira (3). Ele decolou de Umuarama, no noroeste do estado, às 7h50 e deveria pousar perto de 10h30 em Paranaguá, mas não mandou mais sinal cerca de 10 minutos antes do horário previsto para o pouso.
O acidente vitimou Felipe Furquim, de 35 anos, Heitor Guilherme Genowei Junior, de 42 anos, ambos servidores da Casa Civil do Governo do Estado, e do piloto Jonas Borges Julião, de 37 anos. Os três foram enterrados nesta sábado (8).
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/A/8/gd8gxhSAuiZxeIkc2KMw/desaparecidos-aviao-parana.jpg)
Da esquerda para direita: Jonas Borges Julião (piloto) e passageiros Heitor Guilherme Genowei e Felipe Furquim — Foto: Reprodução
De acordo com FAB, as equipes do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa) irão ao local do acidente para preservar indícios e fazer a checagem inicial dos danos sofridos pelo avião e também causados por ele.
A inclinação da aeronave, o estado em que ficou a fuselagem, o tamanho da clareira aberta na mata, condições meteorológicas, entre outros detalhes serão avaliadas por peritos para auxiliar nas investigações.
O avião foi encontrado numa encosta muito inclinada da Serra do Prata, em Guaratuba, no litoral do estado, a 650 metros de altitude. As equipes de resgate da força aérea tiveram que descer de rapel para retirar os corpos do local.
Buscas
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/e/T/yH1cNbTQqSya6ZXi6iKQ/whatsapp-image-2023-07-03-at-18.28.44.jpeg)
Operação de buscas por aeronave na Serra do Mar do Paraná — Foto: BPMOA
As buscas pela aeronave duraram cinco dias e foram concentradas em uma região serrana, de Mata Atlântica, entre os municípios de Guaratuba e Morretes, no litoral do estado.
As buscas pela aeronave se concentraram na região do vale e costa oeste da Serra da Prata, em Guaratuba, litoral do estado. Aviões e helicópteros vasculharam uma área de 200 quilômetros quadrados, área equivalente à metade de Curitiba.