Crianças de Seropédica aprendem sobre agroecologia na Embrapa
31 de julho de 2016

Mais de cem crianças aprendem sobre agroecologia com material da Embrapa

Apesar de ter sua segunda edição finalizada no ano passado, o projeto Agroecologia para Gente que Cresce, da Embrapa Agrobiologia (Seropédica, RJ), continua rendendo frutos. Os materiais produzidos em sua vigência permanecem à disposição e ainda são distribuídos para muitas escola de ensino fundamental. No primeiro semestre deste ano, duas ações ganharam destaque: uma desenvolvida no município fluminense de Itaboraí, que envolveu dez escolas públicas da região, e outra na capital do Rio de Janeiro, no Educandário Monteiro Lobato, situado no bairro de Campo Grande.
No caso de Itaboraí, aproximadamente 150 estudantes entre 9 e 15 anos foram alcançados pela ação, que foi encabeçada pelas estudantes de Engenharia Ambiental da Universidade Estácio de Sá Isabele Reginato e Bianca Martins, em estágio supervisionado para a Secretaria de Meio Ambiente do município. O objetivo foi promover a educação ambiental, desenvolvendo consciência sobre o respeito e o cuidado ao meio ambiente e, para isso, as visitas às escolas envolveram palestras, oficinas de materiais recicláveis, implantação de horta e palestra sobre agrotóxicos.
Além disso, foram distribuídos materiais do projeto Agroecologia para Gente que Cresce – cartilhas, DVDs, cartões-semente e lápis-semente. “As crianças ficaram muito animadas com o lápis que tem semente. Foi impressionante vê-los apalpando, cheirando e disputando para plantar a semente. Tivemos que fazer em garrafa pet pra que eles pudessem levar pra casa”, conta Isabele.
Já no Educandário Monteiro Lobato, no Rio de Janeiro, a ação alcançou inicialmente um grupo de 36 estudantes do ensino fundamental, se estendendo posteriormente para todas as turmas do 5º ao 9º ano. As atividades envolveram a distribuição dos materiais e também uma visita a laboratórios da Embrapa Agrobiologia.
Outra iniciativa
Ainda um reflexo de 2015, quando recebeu 536 itens do projeto, a Secretaria de Educação de Trajano de Moraes, na região serrana fluminense, é outra que desenvolveu ações junto a escolas municipais. Ao todo, foram alcançadas sete escolas da educação infantil e do ensino fundamental, com estudantes entre 4 e 15 anos. “O projeto contribuiu nas práticas pedagógicas, propiciando atividades lúdicas e interação com os conhecimentos adquiridos na escola”, destaca a professora Aurelina Rodrigues Rezende, da Secretaria de Educação do município.
  article

Liliane Bello (MTb 01766/GO)
Embrapa Agrobiologia

Telefone: (21) 3441-1500

Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: