O Projeto AnimEduca visa capacitar professores e alunos, e torná-los disseminadores no grupo social que habitam, usando a animação como Ferramenta Pedagógica. Este Projeto é fruto da parceria da UFRRJ com a IBM, Anima Mundi (Festival Internacional de Animação do Brasil) e ABCA (Associação Brasileira de Cinema de Animação).

A busca de novas metodologias e ambientes educativos faz parte das ações que podem contribuir para a melhoria da qualidade do ensino. A tecnologia vem conquistando espaço nas salas de aula e na vida cotidiana dos alunos e professores, com isso também vem destacando-se como ferramenta pedagógica bastante eficiente. E neste pensamento que foi criado AnimEduca. 

Objetivos do Projeto: Ampliar o conhecimento dos professores e alunos sobre tecnologia como ferramenta de trabalho pedagógico. Proporcionar trabalhos em grupo exercitando a parceria e sociabilidade; Proporcionar novos espaços para a aprendizagem, além da sala de aula; Proporcionar aos professores e alunos a experiência de criar seus próprios filmes animados, estimulando novos talentos e possibilitando inverter o papel, antes passivo, diante dos filmes de animação; Estimular a criatividade através da construção de narrativas, da utilização da linguagem visual, oral, escrita, corporal, aliados à informática. Desenvolver a autoestima através da apresentação dos trabalhos criados aos amigos e familiares; Utilizar a tecnologia como mediador da aprendizagem.

COMO FOI CRIADO:

O Anima Mundi foi criado em 1993 para promover e difundir a linguagem da animação em nosso país. Nesse mesmo ano criou o Festival Internacional de Animação do Brasil que é hoje um dos maiores do mundo em público. Atualmente, diversas outras iniciativas são realizadas pelo Anima Mundi ao longo do ano nas áreas de educação, eventos e distribuição de conteúdo.

Foi com objetivo de fortalecer o mercado de anumação no brasil que em 1993 que o Anima Mundi foi criado. Tudo começou com um Festival que no primeiro ano recebeu 7000 pessoas no Centro Cultural Banco do Brasil no Rio de Janeiro onde exibiu 144 filmes. O projeto teve tanto sucesso que é usado nas escolas 

Os eventos acontecem dia 15 de fevereiro no Campus Seropédica e dia 16 no Campus Nova Iguaçu, a entrada é gratuita, vale a pena ver.

Dúvidas, Inscrições para Oficinas e Workshops – [email protected] Página do Evento no Facebook: https://www.facebook.com/AnimEduca- 403598069978553 Perfil no Instagram: @animeduca

Fotos: Anima Mundi

 

Faça o seu comentário