Segurados vão pedir o aposentadoria por idade e salário maternidade pela internet ou pelo 135

Trabalhadores poderão se aposentar por idade (mulheres com 60 anos e homens com 65) ou pedir benefício do salário-maternidade sem sair de casa a partir da próxima segunda-feira, conforme o INSS antecipou hoje ao DIA. Ao acessar o portal Meu INSS (inss.gov.br) ou ligar para a Central de Atendimento telefônico 135, o segurado receberá direto o número do protocolo de requerimento. Com isso, o instituto vai eliminar essa etapa do agendamento e a expectativa de que haja diminuição do tempo de espera para atendimento nos postos, que amargam déficit de servidores.

“Agora, ao fazer o pedido, o cidadão acompanha o andamento pelo Meu INSS ou pelo telefone 135 e, somente se necessário, será chamado para ir à agência do INSS”, informa o instituto. Nos casos em que as informações necessárias para o reconhecimento do direito já constarem nos sistemas do INSS, será possível então a concessão automática do benefício, diz o instituto.

Com a mudança, segundo a expectativa do INSS, não haverá mais falta de vaga de atendimento e, caso precise ir a uma agência para apresentar algum documento, o segurado será atendido perto de casa.

De acordo com o instituto, com a ampliação da concessão automática, a tendência é que o tempo de análise dos benefícios seja reduzido e o segurado possa saber a resposta mais rapidamente. “Em breve, outros benefícios também passarão a ser solicitados dessa forma”, informa a autarquia.

Edição de matérias sobre Seropédica e atualidades.

Faça o seu comentário