SENAI Rio inscreve para 2.969 vagas gratuitas em cursos à distância

sistema firjan

Oportunidades de qualificação são para pessoas com no mínimo 16 anos de idade, que estejam cursando ou tenham concluído o 2º ano do Ensino Médio. Na Baixada são 340 vagas nas Unidades de Nova Iguaçu e Itaguaí.

Rio, 24 de fevereiro de 2015

 O SENAI Rio está com inscrições abertas para 2.969 vagas gratuitas de qualificação à distância. São cursos para quem quer oportunidades no mercado de trabalho, que está sempre em busca de profissionais bem capacitados.

 As oportunidades em cursos de qualificação são para turmas de Assistente de Logística, Auxiliar de Eletricista Predial, Auxiliar Administrativo, Assistente de Recursos Humanos, Colorista Automotivo, Desenhista de Produção Gráficos Web, Desenhista Técnico de Edificações, Eletricista de Automóveis, Eletricista Industrial, Instalador de Rede Local e Sem Fio, Instalador e Reparador de Redes de TV a Cabo, Instalador Hidráulico, Mecânico de Manutenção em Motores Ciclo Otto, Mecânico de Manutenção de Motocicletas, Montador de Andaimes, Montador e Reparador de Microcomputadores, Operador de Computador.

 Na baixada, a Unidade do SENAI de Itaguaí, oferece 100 vagas para Assistente de Logística e 40 vagas para Auxiliar de Eletricista Predial. Em Nova Iguaçu são 100 vagas para Auxiliar de Eletricista Predial  e 100 vagas para Operador de Computador.

 Os interessados em participar devem ter no mínimo 16 anos de idade, estar cursando ou ter concluído o 2º ano do Ensino Médio. As inscrições podem ser feitas até 17 de março no link http://www.cursosenairio.com.br/link-cursos-gratuitos-distancia-qualificacao,19.html , onde também está disponível o edital completo.

 Depois de se inscreverem, os candidatos farão prova online, de múltipla escolha. O resultado será divulgado dia 20 de março, a partir das 15h, no mesmo site em que for feita a inscrição. Para a matrícula no SENAI, é necessário apresentar original e cópia do RG, CPF, comprovante de escolaridade, comprovante de residência, duas fotos 3×4 e autodeclaração de baixa renda.

 Nesta modalidade de ensino, os alunos têm aulas teóricas em ambiente virtual de aprendizagem, conteúdo em flipbook (disponível em DVD) e aulas presenciais no SENAI em que for feita a matrícula.

 Os encontros presenciais poderão ser feitos nas unidades de Angra dos Reis, Barra do Piraí, Barra Mansa, Campos, Cinelândia, CTS (Centro de Tecnologia Senai) Solda, Honório Gurgel, Itaguaí, Itaperuna, Jacarepaguá, Laranjeiras, Macaé, Maracanã, Mendes, Niterói, Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Pádua, Petrópolis, Resende, Santa Cruz, São Gonçalo, Teresópolis, Tijuca, Vassouras e Vicente de Carvalho.

 Saiba mais sobre cada curso:

 

CURSOS

ATRIBUIÇÕES

CARGA HORÁRIA TOTAL

(EM HORAS)

CARGA HORÁRIA A DISTÂNCIA

CARGA HORÁRIA PRESENCIAL

Assistente de Logística

Planejar e acompanhar as atividades logísticas nas áreas de recebimento, armazenagem, acabamento e expedição, segundo as normas técnicas de segurança e meio ambiente.

160h

136h

24h

(7 encontros presenciais)

Auxiliar de Eletricista Predial

Instalar circuitos e equipamentos em edificações, incluindo automação predial, montar redes de baixa e alta tensão subestações transformadoras, conforme planejamento, projetos e documentos técnicos específicos, de acordo com as normas técnicas e legislação brasileira em vigor em condições de qualidade e segurança.

280h

208h

72h

(19 encontros presenciais)

Auxiliar Administrativo

Executar serviços de apoio na área de administração; atendem fornecedores e clientes, fornecendo e recebendo informações sobre produtos e serviços; tratam de documentos variados, cumprindo todo o procedimento necessário referente aos mesmos.

160h

136h

24h

(7 encontros presenciais)

Assistente de Recursos Humanos

Executar serviços de apoio na área de recursos humanos; tratam de documentos variados, cumprindo todo o procedimento necessário referente ao mesmo.

160h

136h

24h

(7 encontros presenciais)

Colorista Automotivo

Preparar tintas para o processo de pintura automotiva de acordo com os padrões técnicos, de qualidade, de saúde e segurança e de preservação ambiental vigente.

180h

144h

36h

(10 encontros presenciais)

Desenhista de Produção Gráficos Web

Criar e montar interfaces para websites de acordo com metodologias e padrões de desenvolvimento.

 

180h

144h

36h

(10 encontros presenciais)

Desenhista Técnico de Edificações

Qualifica o aluno a executar desenho de arquitetura de edificações em escritórios de projetos de construção civil, utilizando instrumentos de desenho técnico e software específico, seguindo orientações do projetista.

160h

128h

32h

(9 encontros presenciais)

Eletricista de Automóveis

Qualifica o aluno a realizar manutenção dos sistemas elétricos, bem como atividades de apoio operacional.

220h

176h

44h

(12 encontros presenciais)

Eletricista Industrial

Realizar trabalhos de montagem e manutenção de instalações elétricas em baixa tensão, e de sistemas elétricos de máquinas e equipamentos, interpretando esquemas e diagramas, realizando levantamento de cargas, montagem de quadro de distribuição e de comando, instalação de dispositivos, componentes e materiais, e programando controladores lógicos.

380h

284h

76h

(20 encontros presenciais)

Instalador de Rede Local e Sem Fio

Estruturar projeto de rede e implementar redes sem fio “wireless”, a partir do conceito de gerenciamento de roteadores com interconectividade entre redes.

180h

144h

36h

(10 encontros presenciais)

Instalador e Reparador de Redes de TV a Cabo

Realizar a instalação e a manutenção preventiva e corretiva em sistemas de Telecomunicações do serviço de TV a cabo, em campo, atuando individualmente ou em equipes de trabalho, através de testes, inspeções, troca de componentes e análise de performance, utilizando instrumentos, ferramentas e aparelhos de medição, interpretando a documentação técnica escrita e diagramada e registrando em relatórios técnicos suas atividades.

160h

128h

32h

(9 encontros presenciais)

Instalador Hidráulico

Realizar instalação hidráulica, de forma segura, na indústria de construção civil, manutenção e eventos, explorando os aspectos comportamentais e enfatizando a importância das questões técnicas, de segurança e ambientais.

160h

128h

32h

(9 encontros presenciais)

Mecânico de Manutenção em Motores Ciclo Otto

Qualifica o aluno a realizar manutenção do motor e seu sistema, bem como realizar atividades de apoio operacional.

260h

208h

52h

(14 encontros presenciais)

Mecânico de Manutenção de Motocicletas

Qualifica o aluno a realizar manutenção de motocicletas em sistemas eletroeletrônicos e mecânicos.

280h

224h

56h

(15 encontros presenciais)

Montador de Andaimes

Planejar, montar, desmontar e executar manutenção de estruturas metálicas tubulares provisórias, de acordo com projetos, em conformidade com normas técnicas, ambientais e de segurança vigentes, e com a utilização de ferramental apropriado à execução das atividades.

160h

128h

32h

(9 encontros presenciais)

Montador e Reparador de Microcomputadores

Executar a montagem e manutenção de computadores e a instalação e configuração de periféricos, aplicando normas técnicas, de qualidade, de saúde e segurança do trabalho e preservação ambiental.

160h

128h

32h

(9 encontros presenciais)

Operador de Computador

Instalar, configurar e utilizar aplicativos de escritórios, sistemas operacionais cliente e softwares de internet, preparando profissionais para organizar a entrada e saída de dados em sistemas de informação, de acordo com normas e procedimentos técnicos de qualidade, segurança, higiene e saúde.

160h

128h

32h

(9 encontros presenciais)

 

 

 

_____________________
Mais informações 

Sistema Firjan – Assessoria de Imprensa
(21) 2563-4257

Faça o seu comentário