Petrobras oferece oficina de produção textual para moradores de Seropédica
16 de outubro de 2015
Com apoio dos fóruns das Agendas 21 Comunitárias, atividade contempla comunidades vizinhas às instalações da companhia e faz parte do Programa Petrobras Agenda 21
A Petrobras vai iniciar, a partir de 19 de outubro, a oficina de Produção Textual para moradores de Seropédica (RJ). A atividade faz parte do ciclo de oficinas de gestão social nas comunidades de abrangência do Programa Petrobras Agenda 21. A iniciativa tem o objetivo de fortalecer e fomentar a autonomia dos fóruns comunitários instaurados na primeira etapa do programa.

A turma contempla, prioritariamente, jovens e adultos que já participam dos fóruns das Agendas 21 Comunitárias da comunidade do Jd. Maracanã e Bairro Coletivo em Seropédica. As aulas serão realizadas, respectivamente, na Escola Estadual Municipalizada Bananal (Rodovia Presidente Dutra, s/n, Seropédica), das 9h às 12h, às segundas, terças e quartas-feiras, até o dia 17 de novembro. As oficinas contam com o apoio dos fóruns das Agendas 21 Comunitárias, criados na primeira etapa do programa.

Essa fase do PPA21 contempla quatro oficinas e um curso de comunicação comunitária, somando 300 horas de capacitação. As atividades serão desenvolvidas em 83 cidades de 12 estados – Alagoas, Bahia, Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Sergipe, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo. Iniciado em maio deste ano, o processo de capacitação prossegue até junho de 2016.

Sobre o programa
O Programa Petrobras Agenda 21 é a primeira experiência com foco em comunidades implementada em larga escala por uma empresa no Brasil e no setor de energia mundial. A iniciativa é um desdobramento da Agenda 21 da Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (Rio 92) e sua aplicação ocorre em todo o país onde há unidades da companhia com vistas ao desenvolvimento sustentável dessas regiões.

Na primeira fase houve a sensibilização de lideranças, moradores e poder público. Esses representantes elaboraram um plano de ação participativo a partir da instauração de fóruns das Agendas Comunitárias em cada localidade, cuja finalidade é fomentar o desenvolvimento do protagonismo cidadão. A segunda fase prevê a ampliação da atuação dos fóruns com foco na integração das comunidades, capacitação das lideranças comunitárias e criação de rede de comunicadores comunitários para disseminar conceitos de sustentabilidade, desenvolvimento socioambiental e territorial.

petrobras petroleo
Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: