INSCRIÇÃO SISU 2017: Veja como se Inscrever
24 de janeiro de 2017

Inscrição SISU 2017 – Com a realização do ENEM se aproximando, já começam as buscas de informações por parte dos estudantes que se mostram bastante ansiosos nessa época do ano, com a chegada dos exames e o anseio em realizar as provas e tirar uma boa nota para ingressar em uma universidade pública.

Milhares de brasileiros estão se preparando em cursinhos intensos, pagos e gratuitos, para as provas que acontecerão nos dias 24 e 25 de Outubro. No ano de 2016 a edição contou com dois registros históricos: a maior taxa de inscritos, que superou o número do ano passado, batendo 8,7 milhões de brasileiros; e o maior valor até então pedido pela taxa de inscrição, sendo o valor praticamente o dobro da edição passada: 62 reais.

Entretanto, com a chegada dos exames a grande maioria dos estudantes já estão prontos para aplicar o que estudaram nos exames e, assim, conseguir uma boa nota para realizar sua inscrição SISU, garantindo assim ultrapassar a nota de corte e ingressar no curso desejado.

Veja nos artigos a seguir todos os passos para seguir as etapas e garantir uma vaga em uma das melhores universidades do Brasil e concluir a sua graduação.

Leia com Atenção

Este site não é oficial do Ministério da Educação (MEC), apenas publicamos notícias e informações sobre o Sisu entre outras noticias. Nunca revele seus dados pessoais na internet.

Inscrição Sisu 2017

O SISU 2017 é um sistema informatizado onde é possível o estudante, com sua nota no ENEM, ingressar em instituições públicas de ensino superior escolhendo duas opções de curso. O sistema utiliza as melhores avaliações do exame para selecionar os alunos para os cursos escolhidos, de acordo com a nota de corte da instituição.

A nota de corte Sisu 2017 é um parâmetro utilizado para selecionar estudantes que tiraram uma notra acima de um valor X, em dois tipos de concorrência: a Ampla e a de cotas. Por exemplo, para ingressar em um curso Y o participante deverá ter tirado uma nota superior a 714 para ser selecionado na primeira chamada.

Inscrição Sisu 2017

A nota de corte Sisu é calculada de duas formas: a média simples é a soma das notas das 05 provas divido por cinco, dando assim o número real da avaliação. Esse cálculo é utilizado por quem concorre a uma vaga em ampla concorrência e não faz uso de políticas afirmativas. O segundo cálculo é realizado de maneira mais complexa, pois algumas universidades priorizam notas maiores em algumas matérias específicas, e esses valores são adicionados ao cálculo na hora de estimar seus resultados finais, chamando-as notas de peso.

Para ingressar no programa não será necessário o uso de documentos pessoais, apenas quando o estudante for se inscrever na instituição de ensino quando for convocado. Para se inscrever no SISU bastará apenas que o candidato tenha feito o ENEM 2017, e utilize os mesmos dados usados para realizar o exame.

Como se inscrever no Sisu 2017

O participante deverá acessar o site do Sistema e com isso realizar sua inscrição SISU 2017. Nesse momento, ele escolherá qual instituição de ensino deseja ingressar, quais serão suas opções de curso para primeira e segunda chamada, se deseja concorrer às vagas de política afirmativa (destinadas a afrodescendentes, indígenas, participantes que concluíram os estudos no sistema de educação pública etc) ou se vai concorrer às vagas de ampla concorrência.

Assim que você realizar sua inscrição Sisu, selecionar a instituição e os cursos desejados, o sistema fará uma seleção automática com as melhores notas e assim vai distribuir as vagas utilizando esse parâmetro. O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) além da chamada regular oferece uma segunda chance para os candidatos não selecionados: a Lista de Espera.

Os estudantes interessados em participar dessa lista devem acessar o boletim do candidato, no site do SiSU, na tela da escolha da primeira opção de curso, bata clicar em “Participar da Lista de Espera”. Será emitida pelo sistema uma mensagem de confirmação. O prazo para participar da lista de espera geralmente começa no dia em que o resultado da chamada regular é divulgado.

Entretanto, caso você não for chamado não é para ficar triste: o participante poderá demonstrar interesse em esperar por uma vaga na fila de espera, ainda sim muitos candidatos não sabem como funciona e quais são os critérios para participar dessa lista.
Inscrição Sisu 2017

Os candidatos com as maiores notas em cada curso são convocados e terão um prazo estipulado para que seja efetuada a matrícula na instituição e, desta forma, confirmar a ocupação da vaga. Após essa chamada regular, o Sistema disponibiliza às instituições participantes uma Lista de Espera para ser utilizada com o preenchimento das vagas que não foram ocupadas, sejam elas em decorrência de desistências, perdas de prazos ou falta de apresentação de documentos.

As SISU 2017 inscrições abrem duas vezes ao ano, geralmente no início de Janeiro e no começo de Junho. Para realizar a inscrição para o Sisu, o participante deverá acessar o site da instituição através do endereço abaixo:

O candidato irá utilizar os mesmos dados que usou para se inscrever no ENEM, usando o mesmo número de inscrição e senha. Caso você não lembre da senha, será possível recuperá-la na Página do Participante hospedada no site do INEP, basta clicar em “Esqueci Minha Senha”, informar os dados solicitados e clicar em confirmar.

O que fazer após as inscrições Sisu 2017 ?

Depois de concluir a inscrição Sisu 2017 e informar qual curso deseja fazer em qual instituição, o candidato deverá ficar atento a sua caixa de e-mails e/ou de mensagens de celular para não perder uma oportunidade, caso tenha sido convocado por alguma instituição de ensino.

Inscrição Sisu 2017

No entanto, é só ficar de olho no site do sistema assim que os resultado Sisu 2017 for divulgado e caso você for selecionado logo na primeira chamada, a dica é entrar em contato com a instituição aonde você fará o curso e se informar sobre, o local, horário e todos procedimentos para a matrícula.

Os participantes que tenham interesse em realizar o processo de transferência de curso, deverão entrar em contato com a instituição que escolheu, pois é regulamentado por elas. Devendo buscar informações junto a própria instituição de ensino sobre regras e procedimentos.

Agora estando ciente de todas essas informações, não perca tempo para poder realizar a sua graduação em uma das melhores universidades com o curso de seu sonho. Boa sorte!