O Fundo Verde da UFRJ divulga as propostas vencedoras do concurso “Soluções Sustentáveis – Fundo Verde da UFRJ”. Ao todo foram 28 projetos recebidos – de estudantes, funcionários, técnicos e pesquisadores da instituição – abrangendo as temáticas: Uso sustentável e eficiente da água, Eficiência energética e Mobilidade urbana sustentável. A solenidade de premiação será no dia 28 de novembro, 14h, no auditório do Parque Tecnológico da Universidade Federal do Rio de Janeiro. http://fundoverde.ufrj.br/concurso/

Os autores das propostas vencedoras em cada categoria serão premiados com um tablet e receberão uma bolsa de estudos de três meses para que possam acompanhar as fases de implantação do projeto.

Na categoria Energia, o vencedor foi Douglas Machado Côrtes e equipe. Ele propôs a “Instalação de Lâmpada LED nas áreas de comum acesso do CT”. Em Mobilidade, o projeto “Transporte Solidário Unificando e Ampliando as Caronas na Cidade Universitária”, de Manuel Meyer e Equipe, foi o vencedor.

Na categoria Água, dois projetos foram os ganhadores. Isaac Volschan Junior e Equipe, com o “Projeto Inova ETE: Usina Sustentável de Recursos Energéticos e Materiais” e Lucas Pinho e Equipe, com o “Processo de Reutilização de Água de Destiladores e Instalação de Redutores de Fluxo do CCS”.

Julgamento

As propostas foram julgadas por uma comissão formada por membros do Conselho do Fundo Verde da UFRJ e do Conselho do Plano Diretor da UFRJ. Ineditismo, impacto positivo da iniciativa, redução no consumo de água e energia elétrica e otimização das formas de locomoção dentro da Universidade foram os critérios adotados para as iniciativas vencedoras. Também foram considerados critérios como a facilidade de implantação, custo, inovação e a conformidade com o Plano Diretor 2020 da Universidade.

carro Fundo VerdeOnibus hibrido UFRJreitoria UFRJUFRJ 1UFRJ aerea1ponte UFRJ