Entrou hoje em vigor o nono dígito à frente dos números atuais do telefone. Esta medida abrange 453 municípios nos cinco estados.

Entra hoje em vigor nono dígito em celulares em cinco estados

A Agência Nacional de telecomunicações (Anatel) informou que entrou hoje em vigor o nono dígito.

O número dos telefones celulares do Amapá (DDD 96), no Amazonas (DDDs 92 e 97), no Maranhão (98 e 99), Pará (91, 93 e 94) e de Roraima (95) terão acrescidos o dígito 9 à frente dos números atuais.

Segundo informações do site IG, num total, esta nova medida abrangerá 453 municípios.

“Estamos dando sequência à padronização que fizemos com sucesso em São Paulo, no Espírito Santo e Rio de Janeiro” disse o presidente da Anatel, João Batista Rezende.

Porém, os oito dígitos vão funcionar por dez dias: “A chamada será completada durante um período de duplo convívio [dos números] até o dia 11 de novembro, mas sugerimos que priorizem os nove dígitos”, explicou o superintendente de Obrigação e Recursos à Prestação da Anatel, Marconi Maya.

Para facilitar esta nova transição, a Anatel explica este processo de mudança através do seu site. Também os usuários que se encontrem incluídos nesta mudança, poderão obter mais informações através de comunicados nos jornais, portais nas operadoras, faturas de serviços e, também, nas redes sociais.