Grupo no Whatsapp incentiva a divulgação de atividades econômicas criando elos comerciais na tentativa de driblar restrições impostas pela pandemia

Diante da situação inusitada que se abateu sobre o mundo com o advento da pandemia do coronavírus, com impactos devastadores sobre atividades comerciais mundo afora, um grupo de empreendedores de Itaguaí encontrou nas redes sociais uma estratégia para driblar as adversidades da ocasião, com a criação do “Empresários e Lojistas de Itaguaí”, grupo no WhatsApp destinado a compartilhar informações, conhecimentos e a realizar colaboração e network.

Na verdade, o grupo já existia antes mesmo da crise atual. Um dos precursores da iniciativa, André Muniz, da Farmácia Saúde, conta que há tempos, os lojistas de Itaguaí enfrentaram uma onda de golpes e assaltos. Então surgiu a ideia do grupo para que se alertassem mutuamente e tomassem os devidos cuidados. “Com a pandemia, sentimos a necessidade de expandir o número de participantes, então começamos a convidar comerciantes, lojistas, empresários, micro e pequenos empresários, para contribuir com ideias, mobilização conjunta e network de serviços, na tentativa de superar essa crise do fechamento do comércio por conta da pandemia”, informa ele.

Com a expansão da ferramenta, novos convites serviram para reforçar as ações a serem implementadas. “Convidamos também o presidente da Associação Comercial, Industrial e Agropastoril de Itaguaí (Aciapi), Tadashi Tani, para contribuir com as questões levantadas no grupo, tanto para buscar soluções no meio político, para que possamos ser atendidos; quanto pela possibilidade de contribuir com ideias visando a superação”, diz André Muniz, que também celebrou a chegada do responsável pelo atendimento do Sebrae na região, que, segundo ele, tem contribuído bastante com o posicionamento da instituição, compartilhando informes em relação à ajuda do governo aos micro e pequenos empresários. “O grupo serve para isso, para poder se mobilizar, para juntos podermos fazer alguma coisa”, conclui Muniz.

UMA AÇÃO solidária ganha destaque entre os temas abordados no grupo de Whatsapp (FOTO REPRODUÇÃO)

União comercial e desejo de expansão

A expansão das atividades do Empresários e Lojistas de Itaguaí no Watsapp ensejou uma nova ideia, a de criação do site www.comercioitaguai.com.br, que reúne a identidade visual e os dados dos que aderem à ideia. Na página, os negócios participantes são separados por segmentos, com a garantia de divulgação e de marketing digital, tudo gratuitamente. “É para que eles possam ter um ganho com as vendas online, criando a possibilidade de comercializarem seus produtos ou serviços, mesmo estando parados no atendimento ao público, para tentar superar a crise do fechamento do comércio”, acentua Muniz.

A ideia de criar conjuntamente soluções para superar a crise causada pela pandemia do coronavírus já reúne mais de 100 empresas, cujos representantes fazem questão de ressaltar as atividades do setor por meio de fazes como “Somos empreendedores, resolvemos problemas, nunca dependemos de governo para criar, desenvolver e crescer nossos negócios”, ou ainda “Isso tudo o que está acontecendo é um fator externo, agora o que temos que fazer, independente de governo, é criar uma solução para trabalharmos em meio a essa pandemia, menos foco no problema e mais foco na solução”, e também “Lembrando sempre que é na crise que surgem grandes oportunidades, vamos abrir os olhos para o que interessa”. Os participantes, aliás, ressalta que no grupo comentários políticos só são permitidos quando relacionados ao setor, mesmo assim com respeito e seriedade.

Através da parceria com Aciapi, o grupo nutre a expectativa de ampliar sua divulgação para as vizinhas Seropédica e Mangaratiba. Se depender do entusiasmado Tadashi Tani, isso não será tarefa difícil. “Sou presidente da Aciapi e meu foco está em dar do meu melhor para todos empresários de Itaguaí e do Brasil”, salienta ele.

Fonte: Jornal Atual

 

Faça o seu comentário