Diploma do Ensino Medio, gratuito
31 de julho de 2017

Você que não tem o diploma do ensino médio, não perca esta oportunidade. Certificado do Ensino Médio agora é pelo Encceja. Inscrições 7 a 18 de agosto.

Agora é pra valer: saiu o edital do Encceja 2017, com a data das inscrições e detalhes sobre as provas. Veja o que é e como participar do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos. Pelas novas regras do Ministério da Educação você pode tirar o Certificado do Ensino Médio após completar 18 anos, e depois entrar na Universidade. Acesse o edital!

Com apenas 30 questões objetivas  de cada área e uma redação você pode tirar o Certificado do Ensino Médio pela prova do ENCCEJA – Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos. Veja como participar para alcançar este objetivo e depois fazer a Faculdade. As inscrições vão de 7 a 18 de agosto. As provas serão dia 8 de outubro. Na prática, é um Supletivo do Ensino Médio. O edital já está disponível, confira abaixo!

Quem pode fazer o Encceja para conseguir o diploma:

Encceja é um exame de participação voluntária, gratuito, para os jovens e adultos que moram tanto no Brasil quanto no exterior, e que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada para quem faz o ensino regular. EnccejaFunciona como um Supletivo de Ensino Médio e de Ensino Fundamental, pois tem provas do Encceja para o Ensino Fundamental, para quem tiver 15 anos completos na data do Exame, e tem a prova do Encceja para Certificação do Ensino Médio, mas só para quem tiver 18 anos completos na data da avaliação em cada ano.  Veja abaixo todas as dicas, os Simulados Encceja, e as Apostilas Gratuitas publicadas pelo MEC.

Como é o Exame de Certificação do Ensino Médio:

Diferentemente do Enem, que tem como principal objetivo testar os conhecimentos dos participantes sobre o domínio dos princípios científicos e tecnológicos, o Encceja é um exame que quer medir as competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar ou nos processos formativos. É um Supletivo do Ensino Médio que testa os candidatos pelo conhecimento aplicado às coisas da vida, do cotidiano. Os conteúdos da prova de Certificação do Ensino Médio são praticamente os mesmos do Enem, mas com foco no dia a dia. Curso Enem GratuitoVeja aqui o Curso Enem Online, gratuito, que têm os mesmos conteúdos do Encceja, e ajuda você a conquistar o Certificado do Ensino Médio para seguir adiante. Confira também os Simulados do Encceja, mais abaixo nesta página.Quantos pontos precisa para passar no Encceja?

Não é nada complicado vencer a nota de corte do Encceja para tirar o Certificado do Ensino Médio. A nota máxima é de 180 pontos, e se você fizer pelo menos 100, já passou. É como se a média de aprovação fosse a nota ’55’ numa pontuação de até cem pontos. Não é difícil. E, na Redação, a nota vai até 10, e você passa com 5 (cinco). É o mesmo critério da maioria dos Supletivos do Ensino Médio.

As  30 questões objetivas do Encceja em cada uma das quatro Áreas do Exame são de contextualização dos conteúdos científicos relacionados ao desenvolvimento na vida familiar, no cotidiano, no trabalho, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais, entre outros.  As Áreas de conteúdo são as mesmas do Enem: Linguagens; Ciências Humanas; Ciências da Natureza; e, Matemática. E, a redação é avaliada  através de um texto do tipo dissertativo-argumentativo, com tema escolhido entre assuntos sociais, científicos, culturais ou políticos. Veja aqui como fazer uma redação dissertativa-argumentativa e depois confira como fazer a inscrição e faça os Simulados Encceja Gratuitos para ir testando seu nível.

Como fazer a inscrição no Encceja?

As inscrições estarão abertas a partir das 10h do dia 7 de agosto até às 23h59 do dia 18 de agosto, no horário oficial de Brasília/DF. Para tirar o Certificado do Ensino Médio pelo Encceja é tudo muito simples. No ato da inscrição, basta informar o número do CPF e da Carteira de Identidade. Para quem estiver preso ou submetido a medida socioeducativa, o coordenador pedagógico da unidade pode preencher estes dados pelo candidato. É tudo grátis. Veja na imagem o site oficial de inscrições do Encceja, que só estará liberado na data de inscrições: inscrições do Encceja O Certificado de Conclusão do Ensino Médio para quem passar será emitido pelas Secretarias Estaduais de Educação.

Vale a pena fazer o Encceja?

Sim, vale muito, pois abre o caminho da sua vida para o Ensino Superior. As pesquisas do IBGE mostram que os alunos que param de estudar no Ensino Médio acabam ganhando salários bem mais baixos ao longo da vida. Quem conclui a faculdade ganha, na média, 144% a mais do que os antigos colegam que não passaram do nível médio. Bora lá vencer este desafio? Quem faz a faculdade ganha 144% a mais de salário

Você pode passar em algumas matérias e ficar devendo outras

Uma questão bem legal do Encceja é que você pode ir ‘eliminando’ as matérias da prova. Por exemplo, pode passar em Ciências, e ficar devendo Matemática. Então, no ano seguinte, não precisa fazer ‘todas as provas de novo’, só as que ficaram faltando. Boa, né? Os Supletivos do Ensino Médio também funcionam assim, por eliminação de matérias, até completar todas.

 Confira as faculdades mais procuradas!

Simulados Encceja – Teste agora seus conhecimentos:

  1. História Geral e do Brasil. Simulado Encceja
  2. A Região Norte e os Blocos Comerciais. Simulado Encceja
  3.  A Evolução Tecnológica e o IDH – Simulado Encceja
  4. Revolução Industrial e Meios de Transporte – Simulado Encceja
  5. Cultura Indígena e Cultura Afrobrasileira – Simulado Encceja

Apostila do Encceja Gratuita

Confira as quatro versões oficiais exclusivas. Tem Apostila do Encceja para Ciências da Natureza; Ciências Humanas, Linguagens e para Matemática também. Todas foram publicadas pelo MEC e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas, o INEP, que cuida do Exame. Estude pra valer e faça os Simulados Gratuitos do Encceja para testar seu nível.  Escolha nos links abaixo a Apostila Enceja com a primeira Área de estudos.Apostila do Encceja

  1. Apostila Encceja Ciências da Natureza
  2. Apostila Encceja Ciências Humanas
  3. Apostila Encceja Linguagens
  4. Apostila Encceja Matemática

O Exame do Encceja tem duas provas diferentes:

Os interessados em participar do Exame poderão se inscrever e selecionar uma ou mais áreas de conhecimento de acordo com a opção feita para o Ensino Fundamental ou para o Ensino Médio. O Exame terá quatro provas objetivas, de 30 questões cada uma.

  • Para Certificação do Fundamental:

  • Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e uma proposta de Redação;
  • Matemática;
  • História e Geografia;
  • Ciências Naturais.
  • Para Certificação do Ensino Médio – Supletivo:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e uma proposta de Redação;
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Para garantir a certificação, o participante poderá solicitar o aproveitamento dos resultados de uma ou mais áreas de conhecimento avaliadas em quaisquer edições anteriores do Exame. Após tirar o Certificado do Ensino Médio você poderá cursar o Ensino Superior. Mas, o Certificado do Encceja não substitui a nota do Enem nos processos seletivos do Sisu, do Fies e do Prouni.

Divulgação dos gabaritos:

Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados na página do Inep até o 10º dia útil depois da realização do Encceja, por este link.

Aulas Gratuitas para você se preparar para o Encceja

O Blog do Enem preparou para você uma coleção completa de Apostilas Gratuitas com todo o conteúdo das matérias que caem nas provas do Encceja para conseguir o Certificado do Ensino Médio. Veja aqui as Apostilas Enem e Encceja GratuitasApostilas Encceja Gratuitas

Acesse o edital do Encceja!

Clique na imagem abaixo para ler o edital do Encceja, publicado pelo Inep, para tirar todas as suas dúvidas em relação à estrutura do Exame e ver a lista completa com as instituições onde serão aplicadas as provas. Veja:Edital do Encceja 2017

Declaração de proficiência do Encceja:

Além da certificação para o Ensino Médio, com o Encceja o estudante pode ter também a declaração parcial de proficiência. Essa declaração nada mais é do que a certificação parcial que comprova que o participante conseguiu cumprir um ou mais componentes curriculares nas áreas avaliadas pelo Encceja.

Já com o certificado fica reconhecido oficialmente que o estudante cumpriu na íntegra todos os componentes curriculares (disciplinas) do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio.

 Veja as mudanças do Enem publicadas pelo MEC:

Desde 2009, com a instituição do novo Enem, o Encceja passou a ser realizado como certificação apenas do Ensino Fundamental, já que a certificação do Ensino Médio era realizada com os resultados do Enem.

Porém, com as mudanças do Enem, que já estavam previstas e recentemente foram publicadaspelo MEC através de uma portaria do Diário Oficial da União, o Encceja volta em 2017 a ser a realizado como certificação do Ensino Médio.

Problemas ainda não resolvidos pelo MEC no Encceja:

  1. O Governo Federal diz que está sem recursos, com as contas no vermelho. Os candidatos no Enem pagam a Inscrição, exceto nas condições específicas de isenção do Edital. Mas, o Encceja é gratuito. Muito estranha essa ‘economia’ ao contrário do MEC, ao migrar para o Encceja a prova de Certificação do Ensino Médio;
  2. A nota do Encceja não vale para o Sisu, Fies ou Prouni. Isso significa que os candidatos terão que fazer ‘duas provas’:  uma para o Encceja, e, se conseguirem aprovação, outra para o Enem;
  3. E, como quem faz o Encceja também precisa fazer o Enem para encarar as notas de corte do Sisu, do Prouni e do Fies. Então, o Enem acaba sendo ‘obrigatório’ também.
  4. Em 2016 praticamente 1 milhão de candidatos se inscreveram no Enem para tentar o Certificado do Ensino Médio. Quanto vai custar o Encceja para um milhão de participantes?
  5. A sugestão do Blog do Enem é para que o MEC repense esta condição, e que deixe novamente livre no Enem para a inscrição de quem preferir tentar ali o Certificado do Ensino Médio, nas regras que valiam até 2016, e já fazer os pontos para concorrer nos programas de inclusão ao Ensino Superior.
  6. E, o Encceja ficaria de opção para quem preferir uma prova diferenciada, e que também não tivesse urgência em fazer o Enem como meio de acesso ao Ensino Superior.
  7. A posição do Blog do Enem é muito clara: O MEC e o INEP deveriam reconsiderar a mudança apresentada, e manter o Enem como alternativa para a Certificação do Ensino Médio.