O Detran.RJ prepara uma série de ações para Semana Nacional do Trânsito (SNT), entre os dias 18 e 25 de setembro. A programação da campanha de 2019, cujo tema é “No trânsito, o sentido é a vida”, começa na própria quarta-feira, 18, com o lançamento da terceira edição do “Dossiê Trânsito 2019”. O estudo, realizado com base em dados do departamento de trânsito do Rio de Janeiro, apresenta uma análise do Instituto de Segurança Pública (ISP) sobre acidentes de trânsito ocorridos no estado em 2018 relacionados ao número de infrações cometidas por motoristas.

“A programação especial da Semana Nacional do Trânsito começa com o lançamento do Dossiê Trânsito, que reúne dados importantes sobre acidentes e infrações, que podem orientar ações educativas e políticas públicas de prevenção. Com a SNT, também queremos levar mais consciência a todos os atores do trânsito no estado do Rio de Janeiro. São sete dias voltados para a prevenção de acidentes e educação no trânsito, nas ruas, em escolas, empresas e em nossas unidades”, adianta o presidente do Detran, Marcelo Bertolucci.

Ao longo da semana, a SNT vai realizar ações nas ruas, escolas, empresas, na Escola Pública de Trânsito, na Lapa, e na sede do departamento, no Centro do Rio. A Operação Motociclista Seguro levará os agentes da Coordenadoria de Educação para pontos de grande concentração de motos, com o objetivo de alertar os condutores sobre os perigos da direção sem segurança. Haverá ainda uma edição especial do curso Oficina Sob Medida, para motociclistas, e uma ação voltada para crianças, no Dia Mundial sem Carro (22 de setembro), entre outras atividades.

Confira a programação completa:

Dia 18/9 – Lançamento do “Dossiê Trânsito 2019”

Lançamento da terceira edição do dossiê, que analisa dados de 2018 sobre mortes e lesões no trânsito, relacionados aos números de infrações de transito, frota e condutores habilitados. Esse ano, a publicação traz ainda estatísticas da Operação Lei Seca e da Secretaria de Estado de Saúde, sobre atendimentos a vítimas de acidentes em unidade do Sistema Único de saúde. Local: Secretaria de Estado de Fazenda – Rua Presidente Vargas, 670, 20º andar.

Horário: 11h

De 18 a 25/ 9 – Operação Motociclista Seguro

Blitzen educativas, nos moldes da Operação Detran Seguro, em locais com grande concentração de motos, visando a orientar motociclistas quanto as atitudes corretas para um trânsito mais seguro.

Locais:
18/09 – Praia de Botafogo

19/09 – Itaguaí

20/09 – Copacabana

23/09 – Queimados

24/09 – Barra da Tijuca

25/09 – Lagoa Rodrigo de Freitas

Horário: 11h às 13h

De 18 a 25/ 9 – Campanha educativa nos postos de atendimento Detran.RJ

Distribuição de folhetos educativos, com informações sobre Trânsito Seguro, para os usuários, nas unidades do departamento em todo o estado.

De 18 a 25/ 9 – Programa Trânsito na Escola

Finalização de visitas a escolas capacitadas no início do ano letivo, tanto de Educação Infantil quanto do Ensino Fundamental para apresentação de uma ação lúdica educativa, com apresentação de um desenho animado e apresentação de músicas sobre o trânsito.

De 18 a 25/ 9 – Palestras ‘Trânsito Responsável’

Palestra para alunos de escolas do Ensino Médio e centros de formação de condutores (autoescolas) que estão em fase de obter a primeira habilitação, para mostrar a importância da prática de hábitos seguros no trânsito, utilizando uma linguagem multimídia: vídeos com animações, depoimentos, músicas e um vocabulário comum a esse público.

18 a 25/9 – Palestras ‘Trânsito Seguro, um compromisso de todos’

A fim de multiplicar na sociedade a noção de que a segurança no trânsito é compromisso e direito de todos, disponibilizamos às empresas uma palestra interativa, com o tema Trânsito Seguro, que utiliza vídeos com matérias jornalísticas e propagandas publicitárias, para transmitir aos funcionários a consciência de que este tipo de acidente pode ser evitado.

Local: Empresas do Estado

Dias 19, 20 e 24/9 – Curso de atualização para os motoristas do Detran.RJ

Curso de atualização para os motoristas que fazem parte do quadro de funcionários do departamento. Aulas de legislação, relacionamento interpessoal e sensibilização com a equipe do NAVI, para que os motoristas tenham comportamentos mais seguros no trânsito.

Local: 14º andar do edifício-sede

Horário: 9h às 13h

21/9 – Curso Motociclista Seguro

Obrigatório, é destinado aos profissionais em transporte e entrega de mercadorias (motofretistas). Destina-se a condutores que pretendam exercer atividades remuneradas com motocicletas e motonetas.

Local: Área de Exame Prático de Tubiacanga (Ilha do Governador)

Horário: 9h às 12h.

22/9 – Dia Mundial sem Carro

Evento voltado para crianças que tem como objetivo demonstrar as formas, cores do semáforo, da faixa de pedestres e demais componentes das vias públicas.

Local: Praça Mauá

Horário: 9h às 12h

24/9 – Oficina sob Medida – Edição Motociclista

O curso inclui noções básicas sobre o funcionamento das partes mecânica e elétrica de motos, a fim de que os motociclistas conheçam melhor a máquina que conduz e saiba identificar problemas, de modo a resolvê-los antes que causem riscos.

Local: Escola Pública de Trânsito – Rua Mem de Sá, 163

Horário: 9h às 12h.

25/09 – Normas e Condutas para Ciclistas

O curso de Normas e Condutas para Ciclistas tem como objetivo promover a conscientização sobre a importância do compartilhamento do espaço público e do respeito aos outros usuários das vias. O curso contém instrução teórica sobre normas de circulação, conduta, direito e deveres dos ciclistas, instrução sobre equipamentos de proteção, manutenção da bicicleta, postura, hidratação, entre outros.

Local: Escola Pública de Trânsito – Rua Mem de Sá, 163

Horário: 9h às 17h.

De 18 a 25/ 9 – Exposição “Como eu cuido das pessoas que fazem sentido para a minha vida?”

Exposição de fotos enviadas por servidores e colaboradores do Detran.RJ. As imagens retratam atitudes corretas no trânsito, praticadas pelos servidores em relação a seus filhos, pais, amigos e outras pessoas próximas. As fotos ficarão expostas no hall do edifício-sede, na Avenida Presidente Vargas, 817.

Fonte: DETRAN RJ

 

Faça o seu comentário