Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro (Detran) informou que o prazo para o licenciamento dos veículos com finais de placa 5 e 6 foi estendido até o dia 30/09.

Já o prazo para os com finais de 7 e 8 também foi prorrogado até 31/10, coincidindo com o vencimento do prazo do final de placa 9. De acordo com o órgão, até o momento, cerca de 75% dos proprietários já realizaram o serviço.

Os veículos de carga, ônibus, micro-ônibus e escolares precisam realizar a vistoria. Os demais estão isentos da análise.

Para fazer o licenciamento é necessário efetuar os pagamentos da Guia de Recolhimento de Taxa (GRT) e do Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres (DPVAT) e esperar a compensação. O boleto da GRT é acessado pelo site do banco oficial do Estado, e o (DPVAT) está disponível no site.

O Detran informou também, que a versão do Certificado de registro e licenciamento de veículo (CRLV) para celular substitui a de papel, já que o documento físico não é mais de porte obrigatório, como destaca o parágrafo único do artigo 133 Código de Trânsito Brasileiro. O CRLV digital tem o mesmo valor legal do documento em papel.

Fonte: Diário do Rio