O Porto Sudeste reinaugura o espaço em Itaguaí com a nova ‘Sala de Leitura’ e o retorno do ‘Comunidade Ativa’, reforçando o compromisso com o desenvolvimento humano e regional

A cerimônia de reinauguração, na terça-feira (30), contou com a participação de representantes locais, trabalhadores e voluntários da empresa (FOTOS DIVULGAÇÃO)
O Porto Sudeste entregou aos moradores de Itaguaí uma Casa Porto totalmente reformulada e moderna, adaptada para receber novas atividades culturais e educacionais. A cerimônia de reinauguração ocorreu na última terça-feira, 30 de setembro, e contou com a participação de representantes locais, trabalhadores e voluntários da empresa.
Localizada na Ilha da Madeira, em Itaguaí, a Casa Porto funciona como um centro para projetos promovidos pelo Porto Sudeste e instituições parceiras. O espaço recebeu uma estrutura repaginada e um auditório climatizado, ampliando as possibilidades de diálogo e integração com a comunidade. A Casa Porto está situada na Rua João Cruz Neto, nº. 5, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Estreitando Laços com a Comunidade Local

Voltado para o incentivo à construção de um estilo de vida saudável, a ação oferece atividades físicas para participantes de todas as idades
Durante a cerimônia, Ulisses Oliveira, Diretor de Assuntos Corporativos e de Sustentabilidade do Porto Sudeste, destacou o principal objetivo da iniciativa. “Estreitar, cada vez mais, a relação com quem mora perto do empreendimento é nosso objetivo maior quando falamos em responsabilidade social. A Casa Porto é um lugar de troca e de integração, uma vez que não existe desenvolvimento regional sem o desenvolvimento humano”, salientou.
Nilcilene Cunha, moradora e participante assídua das ações do espaço, relatou uma mudança positiva na relação entre a empresa e a comunidade desde a inauguração do local. “Em todas as oportunidades em que estive na Casa Porto e em seus projetos, tive uma troca muito importante de vivências com outros moradores e com profissionais do Porto. A chegada de uma nova empresa gera sempre um afastamento, mas a Casa Porto trouxe uma aproximação. Mostrou que uma empresa também pode chegar para somar à comunidade”, contou.
Projetos Inéditos e o Retorno de Iniciativas
A Casa Porto será palco de novas e importantes atividades nos próximos meses. Uma das grandes novidades é a Sala de Leitura do projeto Impacta ODS. Semanalmente, turmas do Ensino Fundamental, indicadas pela Escola Elmo Baptista Coelho, se reunirão para promover o incentivo à leitura e o pensamento crítico com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. A cada encontro, um ODS será trabalhado por meio de atividades lúdicas e educativas, fomentando a cidadania e a sustentabilidade.
Além disso, o projeto Comunidade Ativa, promovido em parceria com a Rede de Voluntários, está de volta às instalações. A iniciativa visa incentivar um estilo de vida saudável, promovendo aulas de atividades físicas com profissionais capacitados para dezenas de participantes de todas as idades.
Ana Quirino, integrante do projeto, ressaltou o valor humano do “Comunidade Ativa”. “Eu gosto muito do projeto, das pessoas. Para mim, foi de grande ajuda. Passei por uma perda alguns anos, e fiquei sem sair de casa. As meninas me deram força, me incentivaram a vir. Aqui a gente não faz só a atividade, mas conversa, brinca. Faz bem para tudo”, comentou.
Informações via Jornal Atual


Deixe a sua opinião sobre o post