A ABB, líder em tecnologias de energia e automação, foi a responsável por fornecer um pacote integrado de serviços e sistemas para a Usina Termelétrica Baixada Fluminense, movida a gás natural, pertencente à Petrobras e localizada na cidade de Seropédica, no Rio de Janeiro.

A operação se deu por meio de negociações com o epcista que realizou a venda para o cliente final.

O pacote de serviços e sistemas fornecido pela ABB é formado por três frentes: sistema digital de controle distribuído (800xA), solução de automação para supervisão de toda a planta; sistema instrumentado de segurança, totalmente integrado ao sistema 800xA; e equipamentos como disjuntor e cubículos de média tensão (Unigear ), além de painéis de baixa tensão dos serviços auxiliares.

Esse conjunto de serviços oferece melhor desempenho, além de impactar positivamente na segurança, disponibilidade e qualidade.

Segundo José Nardi, Gerente para o Mercado de Geração de Energia da ABB no Brasil, o diferencial desse projeto consistiu em oferecer ao epcista, um conjunto integrado que concentrasse os três pacotes de sistemas interligados em um único pedido.