O Secretario de Ambiente e Agronegócios da Prefeitura Municipal de Seropédica Ademar Quintella multou a Empresa Unidox Industria e comercio de Gases LTDA por não ter comunicado o acidente que ocasionou a explosão do cilindro de oxigênio neste último dia 22/07.  (Arrebentou a parede da empresa, telhado, cabo de aço do poste de alta tensão, e rachou o poste, e colocando moradores em risco).

Segundo o Secretário de Ambiente e Agronegócios Ademar Quintella a empresa foi notificada também para que se faça uma Auditoria Ambiental para recriar metodologia ou adequação das instalações em todos os seus processos de envase, segundo o Art. 34, com o prazo de 30 dias, sob pena de não comprimento terá o risco de ter sua licença Municipal de Operação suspensa conforme Art. 139.

Ainda foi exigida da empresa, o Relatório da Auditoria Ambiental, onde sera publicado para consulta pública, a empresa ainda deverá instalar equipamento de amostragem do ar, em local que será determinado pela SEMAMA no prazo de 30 dias após a entrega da auditoria ambiental conforme Art. 78 e Art. 79.

Vários moradores compareceram a 48º Delegacia de Polícia fazendo registro e queixa da ocorrência, e comentaram: “Estamos morando ao lado de uma Bomba Relógio sem hora para explodir, já pensaram se explode o cilindro principal? Hoje seria o enterro de um Bairro inteiro” exigimos também que o Ministério do Trabalho fiscalize a empresa, porque já houve outra explosão onde um funcionário ficou cego, cadê a segurança no trabalho?

Os queixosos entregaram um pedaço do cilindro de oxigênio para o Delegado da 48º DP onde foi feito auto de apreensão e encaminhado para Perícia que compareceu ao local e recolheu o objeto. A peça mostrava claramente a falta de manutenção nos cilindros, (tempo de vida útil) o cilindro estava todo corroído por dentro, mostrando com isso que os prazo de validade de uso dos cilindros não são conferidos, ou a empresa não tem inspeção de qualidade.