Apesar de ser uma instituição de importantes pesquisas na área de Agricultura, Pecuária e Pesca, a Pesagro Agrobiologia de Seropédica está totalmente abandonada pelo Governo Federal, e Estadual como mostra as fotos em anexo, com telhado afundando, infiltração de agua da chuva, moveis em estado deplorável, estrutura do prédio em péssimas condições de conservação, fiação elétrica pondo em risco de colocar fogo no prédio.

Com o passar dos anos a PESAGRO se tornou referência no mundo todo na área de pesquisas, muitos de seus funcionário já se aposentaram, e não houve novos concursos público para repor novos pesquisadores, Técnicos em várias áreas, e funcionários na área de manutenção predial e auxiliares de limpeza.

A Emater ligada a Secretaria de Agricultura e Pecuária do Estado do Rio de Janeiro fica localizada também no prédio da PESAGRO. Esta empresa é responsável pela assistência técnica e extensão rural no Estado do Rio de Janeiro. O trabalho em conjunto destas duas instituições tem trazido relevantes ajuda técnica para os agricultores do município de Seropédica e municípios vizinhos, ajudando no combate a pragas como também no auxílio técnico na produção de hortifrutigranjeiro.

Criada em 1976, a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro – PESAGRO-RIO, é uma empresa pública, vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento e integrante do Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária – SNPA e ao Conselho Nacional do Sistemas Estaduais de Pesquisa Agropecuária – CONSEPA.

Vejam a importância desta empresa para o Rio de Janeiro e para o Brasil e está totalmente abandonada, quem mantem o prédio em funcionamento são os próprios pesquisadores e técnicos: “Cabe à pesquisa agropecuária fluminense intensificar a busca de alternativas tecnológicas poupadoras de insumos modernos e capazes de promover o aumento da produção e da produtividade, resguardando a necessidade de uma tecnologia adequada ao pequeno produtor para que ele possa sobreviver e crescer através da efetiva participação na economia estadual” fonte http://www.pesagro.rj.gov.br/.

211356789

Faça o seu comentário