Tropas vão fazer exercício de adestramento, entre 28 de novembro e 18 de dezembro de 2021, na região do Vale do Paraíba, entre Resende (RJ) e Lorena (SP)

O exército norte-americano fará treinamento em solo brasileiro
O exército norte-americano fará treinamento em solo brasileiro

O presidente Jair Bolsonaro assinou um decreto que autoriza o ingresso e a permanência temporária de forças militares dos Estados Unidos no território nacional para participação no exercício de adestramento, um tipo de treinamento militar, entre 28 de novembro e 18 de dezembro de 2021, na região do Vale do Paraíba, entre Resende (RJ) e Lorena (SP).

Esses exercícios de adestramento combinados com o Exército dos EUA, chamados de CORE (Combined Operations and Rotation Exercises), foram concebidos durante XXXVI Conferência Bilateral de Estado-Maior BRASIL-EUA, realizada em outubro de 2020.

A finalidade, segundo o documento, é “incrementar a interoperabilidade entre os dois exércitos”. De janeiro a março deste ano, foi realizado o primeiro exercício, em Fort Polk, no Estado de Luisiana, EUA. Os exercícios estão previstos para ocorrer todos os anos até 2028.

“Ressalte-se que iniciativas como esta se inserem no contexto do Acordo Bilateral entre o Governo da República Federativa do Brasil e o Governo dos Estados Unidos da América sobre Cooperação em Matéria de Defesa, firmado em Washington, em 12 de abril de 2010, e promulgado pelo Decreto nº 8.609, de 18 de dezembro de 2015”, diz o Ministério da Defesa, em comunicado à imprensa.

Fonte: O Tempo