download (1)

O eclipse da lua foi visto neste sábado (4/4) e durou apenas 5 minutos.

Foi o mais curto desde 25 de julho de 1553 (que durou 2m33s). Em 11 de setembro de 2155 haverá outro com pequena duração (2m36s). O mais longo possível é de 107 minutos.

O eclipse deste sábado teve início às 06h45, parcialmente, e o total começou às 09h34, no horário oficial de Brasília.

Ele é o terceiro de uma série de quatro, conhecida como “tetrade” e relativamente rara.

O primeiro aconteceu dia 15 de abril de 2014, o segundo em setembro do mesmo ano, e o último terá lugar dia 28 de setembro de 2015.

Esta série ficou conhecida como “lua de sangue”, por causa da cor provocada na lua pela passagem do sol na atmosfera terrestre.

Alguns religiosos acreditam que um eclipse lunar na Páscoa indica mudanças importantes com a humanidade e o planeta Terra.

Numbra e penumbra

Para um eclipse total é preciso que a lua esteja cheia e a terra alinhada ao sol, projetando uma sombra sobre o satélite natural.

A lua passa, primeiro, por uma área mais clara da sombra, chamada “penumbra”, em que o eclipse é parcial, e depois por outra denominada “numbra”, e por fim retorna à penumbra.

— Mapa mostra onde se pode ver melhor o eclipse

A Bahia encontra-se na parte do Brasil em que será impossível ver o eclipse. Mas em setembro o eclipse lunar será visível em todo o País. Ele começará às 22h07, chegará ao máximo às 23h11 e terminará à 1h27.

Fonte: http://www.tribunadabahia.com.br/download